Destinação de medicamentos será debatida na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 22/09/2011 17h05, última modificação 11/08/2021 11h49
Farmacêuticos, empresários, representantes das secretarias municipais e estaduais de Saúde e Meio Ambiente, pesquisadores e professores universitários devem se reunir na tarde desta sexta-feira (23), na Câmara, para debater a destinação final de medicamentos vencidos. A iniciativa é do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), que quer aperfeiçoar um projeto de lei de sua autoria para instituir postos de coleta dos remédios vencidos descartados pela população nas farmácias e drogarias.
O grupo de trabalho foi formado durante o I Fórum sobre a Destinação Final de Medicamentos Vencidos, realizado em junho deste ano no plenário. Após este encontro, mais uma reunião foi realizada para alterar a redação do projeto. Esta será a terceira reunião, que acontecerá no auditório do Anexo II da Câmara, a partir das 14h.
Perigo
Especialistas defendem que nenhum medicamento deve ser descartado no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário. Estas substâncias são dificilmente degradadas na estação de esgoto e, consequentemente, vão voltar na água que a população consome.
Postos de coleta
A Vigilância Sanitária Municipal orienta os consumidores para descartarem os remédios vencidos nos terminais de ônibus. No site da prefeitura, na seção Meio Ambiente, existe um calendário com os dias do mês em que o caminhão que recolhe o lixo tóxico domiciliar passa. Nestes dias, o veículo permanece nas proximidades dos terminais das 7h30 às 15h.