Destaque da comunidade espanhola receberá cidadania honorária

por Assessoria Comunicação publicado 29/11/2016 13h35, última modificação 13/10/2021 07h52

A Câmara de Curitiba aprovou por unanimidade, com 27 votos favoráveis, nesta terça-feira (29), projeto de lei que concede cidadania honorária a Saturnino Hernando Gordo, proposta pelo vereador Pedro Paulo (PDT). O homenageado, que nasceu em 1933, em Cellorigo, na Espanha, chegou em Curitiba no ano de 1960. Segundo Pedro Paulo, trabalhou na organização e fundação do Centro Espanhol do Paraná de Beneficência e Cultura (006.00015.2016).

“Devido ao seu trabalho entre os espanhóis imigrantes, foi escolhido para ser vice-cônsul da Espanha para o Paraná e Santa Catarina. Nessa função, durantes 42 anos, Saturnino Hernando Gordo esteve sempre junto do imigrante e principalmente ao lado dos mais necessitados. Não mediu esforços para realizar atos benéficos em favor dos imigrantes que não tiveram sucesso economicamente”, relatou Pedro Paulo.

O vereador Paulo Salamuni (PV) destacou o trabalho realizado pela família do homenageado com a atenção ao acervo Miguel de Cervantes na Praça da Espanha. “O reconhecimento ao Saturnino nada mais é do que uma homenagem a toda a coletividade espanhola que reside em Curitiba”, disse.

Já Noemia Rocha (PMDB), além de exaltar o empenho e a dedicação de Saturnino em favor dos imigrantes, se disse preocupada com a atenção que é dada aos refugiados atuais. “Hoje vivenciamos uma necessidade urgente para os imigrantes haitianos e libaneses, por exemplo. Enquanto parlamentares, estamos aquém dessas questões”, questionou. Jorge Bernardi também elogiou a homenagem proposta.

CMEI
Os vereadores aprovaram ainda, em primeira votação, com 22 votos favoráveis, a denominação de um Centro Municipal de Educação Infantil como Maria do Rocio Ramina Maestrelli (009.00035.2016). “Pode-se assegurar que a Professora Maria do Rocio fez a diferença no serviço público, munida de dedicação, organização e comprometimento acima de qualquer suspeita. Sem dúvidas seus esforços impactaram de forma significativa na solidez e na nova configuração dos serviços de transporte escolar prestados aos estudantes de Curitiba”, disse Serginho do Posto (PSDB), autor da proposta, na justificativa da matéria.

Mérito esportivo
Foram aprovadas por unanimidade as indicações para a edição de 2017 do Prêmio Mérito Esportivo (088.00001.2016). São dez indicações, feitas por diversos vereadores, dentro dos critérios da lei municipal 7.756/1991. A norma diz que o prêmio pode ser dado “àqueles que hajam prestado inegáveis e assinalados serviços ao desporto curitibano, através de conquistas atingidas ou convocações a representações nacionais; mediante trabalho efetivo na área do esporte, quer na condição de atleta, de membro de comissão técnica ou de dirigente”.

No ano que vem serão homenageados Luiz Carlos de Souza das Neves (indicado por Helio Wirbiski, do PPS), Iolanda Michele Cezar (por Felipe Braga Côrtes, do PSDB), Adriano Tiezerini (por Tiago Gevert, do PSC), Gilberto Silva (por Julieta Reis, do DEM), Rogério Tavares da Rocha (por Cristiano Santos, do PV), José Antonio de Moraes (por Tito Zeglin, do PDT), Maurício Tchopi Dumbo (por Jorge Bernardi, da Rede), Weverton Pereira da Silva (por Bruno Pessuti, do PSD) e Claudiomiro Segatto (sugerido por Aldemir Manfron, do PP).