Destacados benefícios da instalação de paraciclos em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 13/01/2012 16h40, última modificação 13/08/2021 09h38
Curitiba ganhará novos paraciclos a partir de março. O investimento do município, anunciado no final do ano passado, contou com um repasse de R$ 33 mil em emendas orçamentárias e garantirá a instalação dos equipamentos em pelo menos sete pontos da cidade. As emendas são de autoria do vereador Professor Galdino (PSDB).
Todo o processo de definição dos locais onde serão instalados os novos equipamentos, assim como a criação do modelo definitivo de paraciclos elaborado pelo setor de mobiliário urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) foi acompanhado de perto pelo vereador, que chegou a reunir-se com a superintendência do órgão várias vezes, para acompanhar o processo.
Os paraciclos terão 1,6 metro de largura por 0,75 centímetros de altura, formando um arco em ferro galvanizado. Todo o mobiliário será vermelho, assim como a sinalização dos locais onde serão instalados. Inicialmente, os locais que receberão os novos paraciclos serão as praças Osório, Zacarias, Tiradentes, Palácio 29 de Março, Café do Estudante, Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal, que contará com paraciclos nas duas principais entradas, pela Avenida Visconde de Guarapuava e Praça Eufrásio Correia.
“O contato permanente com o Ippuc foi fundamental nesse processo. Ainda em novembro recebemos os técnicos que vieram decidir, conosco, onde seriam instalados os paraciclos aqui da Câmara. Meus assessores, que vêm de bicicleta todos os dias, também deram suas opiniões para a definição dos locais”, comentou Galdino.
O vereador acrescenta que, também em 2011, sugeriu e foi feita a instalação de dois paraciclos: um na Rua Benjamin Constant e outro na Comendador Macedo. Os dois equipamentos foram instalados a partir de requerimentos feitos por estudantes da Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e por moradores da região. As solicitações foram encaminhadas pelo vereador e respondidas pela prefeitura, que chegou a modificar os modelos instalados depois de reclamações do parlamentar e de usuários, pois não atendiam às necessidades dos ciclistas.