Destacadas ações de mobilidade na cidade

por Assessoria Comunicação publicado 16/02/2012 17h50, última modificação 16/08/2021 09h40
Investimentos em mobilidade urbana. Essa tem sido uma questão bastante abordada na Câmara Municipal de Curitiba. Para o vereador Professor Galdino (PSDB), que tem acompanhado os projetos e investimentos da prefeitura nos últimos anos, a bicicleta é a grande saída para os problemas de trânsito típicos das grandes cidades.
No último ano, o parlamentar acompanhou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) na elaboração de projetos para a rede cicloviária do município, tendo se reunido diversas vezes com o corpo técnico do órgão. Ainda em setembro, Galdino esteve na sede do instituto propondo a integração do projeto do metrô ao sistema cicloviário do município e a destinação de um vagão para o transporte de bicicletas, a exemplo do que já ocorre em outras grandes metrópoles. Já em outubro, o modelo de paraciclos adotado pelo Ippuc foi apresentado ao vereador, que chegou a destinar recursos, por meio de emenda, para viabilizar a instalação dos equipamentos na cidade.
“Temos acompanhado de perto tudo o que tem sido feito para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte”, comentou o vereador, que ainda lembrou que a reivindicação dos paraciclos no município é antiga. “Ainda no primeiro semestre de 2011, foi feita a instalação de paraciclos nas ruas Comendador Macedo e Benjamin Constant. Depois pudemos acompanhar o desenvolvimento do novo modelo de paraciclos da cidade, desenvolvido pelo corpo técnico do Ippuc, e indicar os melhores locais para a instalação dos equipamentos aqui na Câmara. Isso tudo é um avanço muito grande”, completou.
No último ano, além dos recursos canalizados para a instalação de paraciclos, Galdino destinou R$ 50 mil reais para a criação de ciclovias compartilhadas na Rua Carlos Wellner, na Regional Santa Felicidade.
Obrigatoriedade
Ainda nesta semana, foi protocolada uma proposta de emenda ao projeto que tramita na Câmara Municipal e que prevê a obrigatoriedade de paraciclos em espaços públicos e privados de Curitiba, como shoppings, mercados e parques. Na proposta do parlamentar, os condomínios residenciais também deverão oferecer essa estrutura aos moradores para incentivar e viabilizar o uso da bicicleta.
“Diversos condomínios de nossa cidade simplesmente não possuem estacionamentos para bicicletas e, dessa forma, se faz necessária lei que defenda a necessidade desses equipamentos”, defendeu Galdino.