Destacada nova pista de skate da praça do Gaúcho

por Assessoria Comunicação publicado 21/12/2009 18h30, última modificação 28/06/2021 11h21
Uma das mais antigas pistas de skate do Brasil foi reinaugurada na tarde do último sábado (19), na praça do Redentor, mais conhecida como praça do Gaúcho, localizada no bairro São Francisco. Através de solicitação dos skatistas, a pista recebeu a primeira reforma após 30 anos, através de emenda orçamentária do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), que, junto à prefeitura e à Secretaria da Defesa Social, também conseguiu a implantação de câmeras de monitoramento no local. “O antigo pavimento de cimento bruto foi raspado e recebeu uma nova camada de granitina (cimento misturado com pedriscos). Depois foi lixado e recebeu uma camada de impermeabilizante, deixando a superfície mais lisa”, explicou.
“Todo o desenvolvimento do projeto e da obra foi acompanhado pelos skatistas. Essa parceria foi fundamental para que hoje a nossa população esteja com uma pista pública em perfeitas condições de uso”, afirmou Braga Côrtes, lembrando que a segunda parte da obra está prevista para o ano que vem, quando o petit-pavet será substituído por paver ou blocos de concreto, assim como será feita melhorias na iluminação da praça.
No domingo (20), uma festa com DJs, bandas e apresentação de skatistas profissionais marcou a reinauguração da mais tradicional pista de skate da cidade e um campeonato organizado pela Federação Paranaense de Skate e do Instituo Pro-Cidadania. O evento contou com a presença de atletas profissionais, como Daniel Vieira, Diego Oliveira, Danilo Rosa e Rodil Júnior (Ferrugem), além do vereador Felipe Braga Côrtes, que participou da entrega de prêmios, e demais autoridades.
Curitiba tem atualmente 23 pistas de skate. Em agosto de 2007, foi inaugurada a maior pista pública da cidade, com 450 metros quadrados. A pista fica dentro do Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, no Bacacheri. Por dia, usam a pista mais de 500 praticantes de skate de diferentes idades e regiões da cidade.