Destacada formatura de soldados do Exército Brasileiro
Em discurso da sessão desta segunda-feira (13), Ezequias Barros (PRP) agradeceu, em nome da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o convite da 5ª Divisão de Exército para a formatura de cerca de 1,4 mil soldados. Realizada no último sábado (11), no Forte do Pinheirinho, a chamada “entrega da boina” marcou a passagem dos jovens de civis para militares, após a conclusão do período básico de formação. Também participaram da atividade Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente do Legislativo, e os vereadores Edson do Parolin (PSDB) e Geovane Fernandes (PTB).
Segundo Barros, o momento foi de retorno às origens, já que ele também serviu ao Exército. “Foi um momento muito emocionante. Me lembro do dia em que meu pai me entregou a boina. Foi um show de civismo e de amor à nossa Pátria.” Ele ainda agradeceu a recepção pelo general da 5ª Divisão, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. No entanto, o parlamentar questionou a ausência da imprensa na solenidade: “Por que será? E a gente vê a imprensa cobrindo cada porcaria. Sequer um jornal”.
“Foi comunicado às redações?”, questionou Cristiano Santos (PV). Mestre Pop (PSC) retomou as críticas à ausência da imprensa em determinadas ações – ele já reclamou outras vezes, em plenário, que não há a cobertura do Open Brasil de Capoeira, de sua inciativa. Segundo o parlamentar, o último evento teve a formatura de 1,8 mil crianças da rede pública de Curitiba.
Já Mauro Bobato (Pode) falou sobre o serviço militar, que para ele poderia ser de pelo menos seis meses, para todos os jovens. “O Exército é necessário para defender a liberdade. O conceito de disciplina, um pouco de disciplina, seria importante todo jovem ter essa possibilidade”, avaliou. Jairo Marcelino (PSD) elogiou o evento e o Exército Brasileiro.
p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba