Destacada ação educativa da imprensa
“Mais uma vez, a imprensa mostra que os meios de comunicação podem ser utilizados de forma criativa e diversificada também para ampliar os níveis de conhecimento em atividades curriculares no ensino público”. O comentário é do terceiro-secretário da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Jairo Marcelino (PSD), ao destacar, na Casa, matéria publicada pelo jornal Gazeta do Povo, na última semana, sobre a utilização de jornais em sala de aula.
O texto cita projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná para instituir a iniciativa, que já é desenvolvida em parceria do jornal com secretarias municipais do estado. O terceiro-secretário lembrou que, na Câmara Municipal de Curitiba, tramita proposta de sua autoria, protocolada em julho de 2007, prevendo a distribuição diária de quatro jornais de maior circulação na cidade para atividades curriculares nas escolas, nas áreas de educação, economia, saúde, esporte, cultura e outras.
O projeto, que foi analisado pelas comissões técnicas, recebeu pareceres favoráveis, contudo esbarrou na previsão de impacto financeiro. A questão, de acordo com o parlamentar, procurou ser sanada por meio de substitutivo geral e emendas, para garantir a tramitação. Jairo Marcelino informou que havia solicitado que a matéria fosse votada em plenário já em 2010, data do último substitutivo, que prevê que a Secretaria Municipal de Comunicação Social disponibilize orçamento para assegurar a viabilidade do projeto e que a Secretaria Municipal de Educação faça a indicação das escolas aptas a receber as edições.
Jairo Marcelino justificou na época de protocolo do projeto, em 2007, que “a medida serviria como fundamento educacional às discussões em sala de aula e à ampliação do domínio da leitura e da escrita dos alunos. Sabe-se pelos meios acadêmicos que os melhores professores, as melhores salas de aula e os melhores recursos técnicos devem ser destinados às primeiras séries do ensino fundamental. Saber ler e escrever com desenvoltura não é um simples problema de alfabetização, mas sim uma questão de sobrevivência.”
De acordo com o parlamentar, “a utilização dos meios de comunicação transforma a vida das pessoas e aumenta o senso crítico em relação às coisas à sua volta, além do fato de interferir diretamente na democracia. E o acesso a esse conjunto de fatores é bem melhor quando iniciado na infância, quando se formam os valores no caráter de cada um”.
A matéria da Gazeta do Povo, na opinião do terceiro-secretário, remete a outra importante função cognitiva para as crianças. É uma iniciativa que pode colaborar na soletração e na minimização de problemas como a dislexia. “Todas as crianças, adolescentes e educadores devem aprender a interagir com as diversas linguagens dos meios de comunicação para que possam criar formas novas de pensar, sentir e atuar no convívio democrático”, concluiu o vereador. Jairo Marcelino adiantou que vai solicitar que seja agilizada a votação do projeto de lei.
O texto cita projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná para instituir a iniciativa, que já é desenvolvida em parceria do jornal com secretarias municipais do estado. O terceiro-secretário lembrou que, na Câmara Municipal de Curitiba, tramita proposta de sua autoria, protocolada em julho de 2007, prevendo a distribuição diária de quatro jornais de maior circulação na cidade para atividades curriculares nas escolas, nas áreas de educação, economia, saúde, esporte, cultura e outras.
O projeto, que foi analisado pelas comissões técnicas, recebeu pareceres favoráveis, contudo esbarrou na previsão de impacto financeiro. A questão, de acordo com o parlamentar, procurou ser sanada por meio de substitutivo geral e emendas, para garantir a tramitação. Jairo Marcelino informou que havia solicitado que a matéria fosse votada em plenário já em 2010, data do último substitutivo, que prevê que a Secretaria Municipal de Comunicação Social disponibilize orçamento para assegurar a viabilidade do projeto e que a Secretaria Municipal de Educação faça a indicação das escolas aptas a receber as edições.
Jairo Marcelino justificou na época de protocolo do projeto, em 2007, que “a medida serviria como fundamento educacional às discussões em sala de aula e à ampliação do domínio da leitura e da escrita dos alunos. Sabe-se pelos meios acadêmicos que os melhores professores, as melhores salas de aula e os melhores recursos técnicos devem ser destinados às primeiras séries do ensino fundamental. Saber ler e escrever com desenvoltura não é um simples problema de alfabetização, mas sim uma questão de sobrevivência.”
De acordo com o parlamentar, “a utilização dos meios de comunicação transforma a vida das pessoas e aumenta o senso crítico em relação às coisas à sua volta, além do fato de interferir diretamente na democracia. E o acesso a esse conjunto de fatores é bem melhor quando iniciado na infância, quando se formam os valores no caráter de cada um”.
A matéria da Gazeta do Povo, na opinião do terceiro-secretário, remete a outra importante função cognitiva para as crianças. É uma iniciativa que pode colaborar na soletração e na minimização de problemas como a dislexia. “Todas as crianças, adolescentes e educadores devem aprender a interagir com as diversas linguagens dos meios de comunicação para que possam criar formas novas de pensar, sentir e atuar no convívio democrático”, concluiu o vereador. Jairo Marcelino adiantou que vai solicitar que seja agilizada a votação do projeto de lei.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba