Destacada a manutenção preventiva da malha viária

por Assessoria Comunicação publicado 06/02/2009 17h40, última modificação 23/06/2021 07h26

Aspectos de modernidade, economia e durabilidade são os principais citados, nesta semana, pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB), líder do governo na Câmara de Curitiba, sobre a manutenção preventiva que a Secretaria Municipal de Obras Públicas realiza em diversas ruas do centro. O parlamentar, que cumprimentou o planejamento de trabalho adotado pelo secretário Mário Tookuni, afirmou que "o sistema operacional de reaproveitamento da capa asfáltica será capaz de suprir a demanda de desenvolvimento da cidade nesta e em futuras administrações, principalmente nas vias de tráfego intenso e circulação do transporte coletivo."
Vantagens
Desde o início do ano, com a reeleição do prefeito Beto Richa, a secretaria vem dando continuidade ao programa de recuperação de ruas centrais pelo sistema de reaproveitamento do material retirado, "com amplas vantagens", segundo Mario Celso. Entre elas, "dar sustentabilidade ao crescimento econômico da cidade, sem estrangular as conexões urbanas." Outra diz respeito à economia para os cofres públicos, "considerando que boa parte do material retirado é compactado e reutilizado como base para recuperação ou asfaltamento de ruas de bairros." Mais um aspecto positivo citado pelo parlamentar é o da segurança de tráfego garantida pela qualidade do serviço executado.
A manutenção preventiva das ruas do centro feita em época de comprovada redução do volume de trânsito, também foi qualificada por Mario Celso como acertada. O líder disse que o secretário Tookuni "corresponde, mais uma vez, às metas do contrato de gestão proposto pelo prefeito Beto Richa para reduzir despesas, porém atendendo as demandas da população." Todos os secretários firmaram compromisso, no início de janeiro, de cumprir os objetivos da nova administração e, entre esses, está o de reduzir o custeio em até 10% do orçamento programado, sem perder foco sobre o interesse público. A forma encontrada por Tookuni, de acordo com Mario Celso, comprova sua "competência na gestão das obras públicas". Tookuni é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com aperfeiçoamento em Engenharia de Construção pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Kyoto – Japão.
Em paralelo às metas de redução de custeio propostas por Richa, conforme Mario Celso, está a de aumentar a satisfação dos curitibanos com os serviços municipais. "A recuperação da malha viária como está sendo feita é ótimo exemplo."