Desfile no Pinheirinho promove integração e civismo
Cerca de seis mil pessoas de escolas municipais, estaduais e particulares da região do Pinheirinho, clubes, comerciantes, grupos de escoteiros, fanfarras convidadas, pastoral familiar, grupos da terceira idade, além de corporações militares como Exército Brasileiro, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros devem se unir neste domingo (15), no Pinheirinho, para participar da 10ª Edição do "Desfile Cívico Militar do Pinheirinho", aproveitando o dia da Proclamação da República. O início está programado para as 9h, na avenida Winston Churchill, no bairro Pinheirinho, junto à Rua da Cidadania.
O desfile já virou uma tradição no bairro e é esperado por toda a comunidade que mora e trabalha na região. O objetivo é trazer as pessoas às ruas, num ato não só de civismo, mas numa manifestação que deve promover entretenimento e integração entre comunidade e autoridades. O evento é organizado pela Associação Comercial do Pinheirinho (Ascomarp), com o apoio da prefeitura de Curitiba. O vereador João do Suco (PSDB), que por muitos anos foi comerciante nesta região, é presidente de honra da Ascomarp e idealizador dos desfiles na avenida Churchill. Nesta 10ª Edição ele é o coordenador geral do evento.
"Esta atividade é realizada sempre no domingo que antecede o Sete de Setembro, em comemoração à semana da Pátria, mas neste ano, devido à Gripe A, com o adiamento do retorno as aulas, houve a necessidade de transferi-la e a data escolhida, 15 de novembro, vem ao encontro do objetivo do evento, que é o resgate do civismo e patriotismo do cidadão curitibano, principalmente as crianças", explica o vereador.
O comerciante Irineu Christofolli, dono de uma loja de motos na avenida, conta que foi uma ideia de alguns comerciantes, junto com João do Suco, para resgatar o sentimento de civismo, especialmente entre as crianças. "Esta foi uma maneira de trazer de volta um costume antigo. Quando éramos pequenos, ficávamos esperando a chegada do dia do desfile de sete de setembro, quando todos participávamos com a escola. Depois esta tradição foi morrendo e decidimos resgatá-la", lembra ele.
Aproximadamente seis mil pessoas desfilam, com a previsão ainda de um público de 30 mil espectadores. Desfilam escolas municipais, estaduais e particulares da região do Pinheirinho, clubes de serviço como Rotary, o comércio da região, Centro de Tradições Gaúchas (CTG), grupos de escoteiros, fanfarras convidadas, Pastoral Familiar, programas da prefeitura como 3ª Idade, Agente Jovem, Formando Cidadão, Grupo de Ginástica, além de corporações como Exército Brasileiro, Aeronáutica, Policias Civil e Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
Neste ano, o desfile contará com a participação de outros bairros convidados. São da Regional Bairro Novo, que realiza seu desfile há 5anos, mas também devido à Gripe A, foi obrigada a cancelá-lo, e a a Regional Portão, que este ano faria sua 1ª Edição.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba