Desempenho dos vereadores rende vaga no ConCidades

por Assessoria Comunicação publicado 09/04/2010 20h20, última modificação 29/06/2021 08h43
Ao trabalharem em conjunto com os outros representantes do poder público presentes na 4ª Conferência Estadual das Cidades, os vereadores de Curitiba obtiveram uma vaga para o Legislativo da capital no Conselho Estadual das Cidades (ConCidades-PR) e duas vagas para parlamentares da Câmara Municipal na Conferência Nacional. A decisão foi ratificada pelos participantes do evento, que viram na articulação do poder público uma maneira de garantir a representação regional no ConCidades-PR e na elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano.    
Conselho
 Para a vaga titular no ConCidades-PR foi escolhido o vereador João do Suco, líder do PSDB. "A Câmara Municipal de Curitiba mostra mais uma vez a sua preocupação com a melhoria das condições de vida em todo o País, não só na capital. Os vereadores participaram ativamente desta conferência estadual, tendo a sua atuação coroada com as vagas no conselho e na etapa nacional. Cabe destacar também a sensibilidade da Mesa Executiva da Casa, que enviou o vereador Celso Torquato (PSDB) como observador à conferência. Iniciativas como essa reforçam o nosso comprometimento com a gestão pública de qualidade", afirma João do Suco.
O governo estadual estuda o envio de projeto de lei à Assembléia Legislativa para normatizar, dar poder de deliberação e garantir a perenidade do ConCidades-PR, que é formado por representantes dos governos estadual, federal e municipal, sociedade organizada e empresários de todo o Estado. Hoje, o conselho existe por meio de decreto, firmado em 2007. “O ConCidades é um dos principais instrumentos para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento urbano, que precisam ter suas ferramentas garantidas independente de um ou outro governo”, disse o governador Orlando Pessuti, durante a conferência estadual.     
Conferência
A delegada da Câmara Municipal na conferência nacional será a vereadora Professora Josete (PT), ficando a vaga de suplente com João do Suco. Na 4ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada em Brasília, de 24 a 28 de maio, será mantida a organização multisetorial dos habitantes dos municípios brasileiros. Terão vagas, além do poder público (Executivo e Legislativo), os empresários, os trabalhadores representados por entidades sindicais, os movimentos populares, as organizações não governamentais e as entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa.
Estima-se que três mil pessoas participem da conferência nacional com poder de voto, mais os suplentes e observadores. Há menos de 100 anos, as cidades brasileiras não chegavam a abrigar 10% da população. Hoje, 82% dos brasileiros já vivem nos centros urbanos, trazendo à ordem do dia as questões de moradia, saneamento e acessibilidade, por exemplo.