Desembarque de idosos pela frente do ônibus está em análise

por Assessoria Comunicação publicado 11/09/2013 12h50, última modificação 20/09/2021 07h44

O vereador Tiago Gevert (PSC) apresentou, na Câmara de Curitiba, uma proposição que autoriza aos idosos a embarcarem e desembarcarem pela frente dos ônibus do transporte público que tenham assentos localizados antes da roleta (005.00346.2013). “Frequentemente ocorrem acidentes envolvendo idosos no desembarque de veículos do transporte coletivo, pois muitas vezes os motoristas e cobradores não observam que os idosos estão descendo dos ônibus de forma mais lenta que as pessoas mais jovens”, argumenta Gevert.
    
“Permitir que os idosos embarquem e desembarquem pela porta da frente reduziria drasticamente o risco de acidentes, pois os motoristas e cobradores poderiam acompanhar esse deslocamento, garantindo tempo hábil para que os idosos o façam com segurança”, completa o vereador. A iniciativa começou a tramitar em agosto e está sob análise da Procuradoria Jurídica para instrução, depois passará pelas comissões permanentes antes de vir a plenário.

Horários de ônibus
    
Outra proposição em tramitação no Legislativo pede que os horários da condução pública sejam divulgados nos terminais, estações tubo e paradas de ônibus (forma impressa ou eletrônica). “Chegamos ao ponto de termos em Curitiba mais veículos que eleitores. Dessa forma, novas soluções devem ser adotadas visando atrair o usuário do transporte individual de volta ao transporte coletivo, visto que o transporte coletivo, depois da bicicleta, é mais sustentável para a cidade”, defendem Bruno Pessuti (PSC) e Jonny Stica (PT), autores da proposição (005.00355.2013).
    
“A proposta de divulgação dos horários da parada de ônibus nos respectivos pontos de parada, estação ou terminal é uma solução que existe em diversos lugares no mundo, que visa facilitar a vida de quem usa o transporte coletivo e até atrair novos usuários ao sistema”, defendem. O projeto de lei também está na Procuradoria Jurídica.