Desembargador será cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 04/03/2005 16h20, última modificação 19/05/2021 16h46
A Câmara de Curitiba está apreciando projeto do primeiro vice-presidente, vereador Jair Cézar (PTB), que concede título de Cidadão Honorário ao desembargador José Wanderlei de Resende.
O homenageado nasceu em Jacarezinho. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1963. Foi funcionário da Sanepar, escrivão de polícia da Divisão Auxiliar da Capital, a advocacia em Andirá e professor de língua portuguesa no Ginásio Estadual de Laranjeiras do Sul. Também foi professor de Direito Penal e Direito do Menor, na Escola Superior da Magistratura de Curitiba.
Em 1965, através de concurso público entrou para os quadros da Magistratura tendo sido nomeado juiz substituto para a 10º Seção Judiciária. Galgou todos os degraus do Judiciário sendo promovido em 1990, ao Egrégio Tribunal de Alçada.
Tribunal de Justiça
Em 1996 foi promovido ao Tribunal de Justiça. Criou o Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário - Funrejuse do Conselho de Magistratura. Compõe, atualmente, o 2º Grupo de Câmara Cíveis, Órgão Especial e a Comissão de Concurso do Tribunal de Justiça.
Em Curitiba foi juiz eleitoral da 145º Zona Eleitoral e da 1º Zona Eleitoral. Participou de diversos cursos de aperfeiçoamento, de extensão cultural, seminários, congressos estaduais e nacionais.
Membro da União Brasileira de Escritores (UBE) e do Centro de Letras do Paraná, Academia de Letras "José de Alencar", "Sala do Poeta", "Academia de Cultura de Curitiba" e membro correspondente da Academia Petropolitana de Poesia "Raul de Leoni".