Desembargador recebe homenagem na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 02/05/2006 18h10, última modificação 09/06/2021 09h07
O desembargador Vladimir  Passos de  Freitas foi homenageado na Câmara de Curitiba em reconhecimento à sua atuação para o desenvolvimento em prol da Justiça. A solenidade atendeu  proposição do vereador Felipe Braga Cortes (PMDB). A sessão foi dirigida pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e o plenário do Palácio Rio Branco ficou lotado de autoridades, familiares, desembargadores, juízes, alunos, professores e amigos do homenageado.
Ao saudar o desembargador, Felipe Braga Cortes  discorreu sobre a vida do jurista que nasceu em São Paulo formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Santos, concluiu mestrado e doutorado em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná. Obteve aprovação em diversos concursos, destacando-se o primeiro deles como inspetor da Polícia Federal, atual delegado. Atuou como promotor de Justiça e juiz federal no Paraná e São Paulo. Atualmente é desembargador federal, no Tribunal Regional Federal da 4a Região em Porto Alegre. Em suas atividades na 4a Região, foi corregedor geral e presidente do Tribunal Regional Federal.
Freitas também presidiu a Associação dos Juízes Federais e foi o idealizador da primeira Vara da Justiça Federal do Brasil, especializada em sistema financeiro de habitação, na área de  idosos,  meio ambiente e agrário.
O jurista organizou diversos eventos e, proferiu mais de uma centena de palestras, a maioria na área do Direito Ambiental, no Brasil, México, Argentina, Estados Unidos, Itália, Tailândia, Quênia, Marrocos, entre outros países. É representante do programa das Nações Unidas para Meio Ambiente na América Latina e Caribe para o curso de formação de juízes e agentes do Ministério Público.
Professor
O homenageado é, ainda, professor de Direito Sócio – Ambiental no Curso de Mestrado da PUCPR e autor de diversos livros publicados sobre a questão ambiental, destacando-se "Direito Administrativo e Meio Ambiente", "Crimes contra a Natureza". "Entre muitos dos atributos da personalidade do novo cidadão curitibano encontramos o dinamismo, o espírito de liderança, a preocupação em bem servir, nunca esquecendo os menos favorecidos." O parlamentar acrescentou que recentemente, Freitas participou da lista tríplice para vaga no Supremo Tribunal Federal, recebendo aprovação da maioria dos juízes federais, acontecimento inédito, mas que dependia da decisão do presidente da República. "Sinto orgulho pela homenagem que hoje prestamos ao  Freitas, pois  foi aprovada por todos os vereadores da Casa, justificada pelos atributos relacionados com a sua personalidade", concluiu o vereador.
Ao agradecer a homenagem, Vladimir disse que o momento era doce,  muito significativo e emocionante. Falou da satisfação pelo recebimento do título e agradeceu a familiares pelo apoio sempre recebido. "Há  muitos anos cheguei em Curitiba para fazer concurso para promotor. Trabalhei em vários lugares e preteri outros locais onde já residi, elegendo Curitiba como "minha cidade".  Aqui casei, tive meus filhos e selei minha vida a essa cidade”, concluiu.
Presenças
Prestigiaram a cerimônia, o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB); a procuradora Marilena Winter; o desembargador Tadaaqui Hirose, o cônsul honorário da República da Nicarágua, José Cid Campêlo; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, Gilberto Passos de Freitas; o corregedor-geral da Justiça Federal de Pernambuco, Luis Alberto Gurgel de Faria, e Tadeu Marino Loyola Costa, presidente do Tribunal de Justiça, entre outras autoridades.