Desembargador recebe cidadania curitibana

por Assessoria Comunicação publicado 27/04/2012 17h20, última modificação 16/08/2021 15h10
"Nesta noite de quinta-feira (26), a Câmara de Curitiba escreve em sua história uma importante página de justiça, ao conceder o título de cidadão honorário ao desembargador Celso Rotoli de Macedo, que sempre honrou seus compromissos com a sociedade", afirmou o vereador Tito Zeglin (PDT),  ao saudar o homenageado. A cerimônia, no plenário do Legislativo municipal, foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador João Luiz Cordeiro (PSDB), e contou com a presença de inúmeras autoridades, familiares e amigos do magistrado.
Ao destacar o currículo de Macedo, Zeglin lembrou que o desembargador nasceu em Antonina, no litoral paranaense, e que possui sólida formação familiar. "Sem dúvida isso foi determinante para forjar os alicerces de sua trajetória", disse. Prosseguindo, afirmou que o desembargador é filho do procurador de Justiça Nahor Ribeiro de Macedo e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1966, aos 25 anos de idade. É casado com Antônia Marlene de Macedo e pai de três filhos.
Carreira Jurídica
O parlamentar enalteceu o currículo profissional do desembargador, que é extenso, brilhante e reconhecido. Entre muitas funções exerceu, entre 1966 e 1969, o cargo de assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Paraná, lotado na Corregedoria Geral da Justiça. Nesse mesmo ano, ingressou na magistratura como juiz substituto da Comarca de Londrina. Como magistrado prestou serviços nas Comarcas de Chopinzinho, Ibaiti, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu e Curitiba. Na capital, foi juiz substituto de entrância final, com atuação em varas cíveis e criminais, bem como no Juizado de Menores Infratores.
Em 1983, foi o primeiro juiz de direito do Juizado Especial de Pequenas Causas. Foi juiz do Tribunal de Alçada, vice-presidente do mesmo tribunal e chegou a desembargador do Tribunal de Justiça em 2002, alcançando a presidência do órgão. Assumiu interinamente o governo do Paraná de 20 a 30 agosto de 2010. Foi professor de Direito Processual Penal na Escola da Magistratura em Curitiba.
Agradecimento
Ao agradecer o título, Macedo disse estar emocionado e falou que a homenagem lhe deu oportunidade de refletir sobre a trajetória de sua vida. “Portanto, quero agradecer aos parlamentares pela generosa iniciativa. A meus pais, que me deram princípios e valores para nortear os meus passos. Minha mulher e filhos, que estiveram sempre presente nos momentos importantes da minha existência e aos amigos”, disse.
Finalizando, agradeceu a oportunidade de poder exercer a honrosa missão de distribuir justiça e viver em Curitiba.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto; o presidente da Corte Centro Americana de Justiça, ministro Francisco Dario Lobo Lara; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Fernando Swain Ganem; o procurador de Justiça Milton Riquelme de Macedo; a desembargadora Regina Afonso Portes; o secretário municipal Especial da Copa de 2014, Luiz de Carvalho; o presidente do Conselho Penitenciário do Paraná, Dalio Zippin Filho; o corregedor da Secretaria Municipal de Defesa Social de Paranaguá, Jamal Toufic Ali Hajar; os desembargadores Dimas Melo, Rosana Andrigueto de Carvalho, Eracles Messias, José Sebastião Fagundes Cunha e Carlos Mansur Arida, os vereadores Paulo Frote (PSDB), Professor Galdino (PSDB) e Paulo Salamuni (PV), entre outros.