Desembargador recebe cidadania curitibana

por Assessoria Comunicação publicado 30/11/2007 16h10, última modificação 18/06/2021 08h24
O desembargador do Tribunal de Justiça Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira, nascido em Sertanópolis, interior do Paraná, recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, em cerimônia nesta quinta-feira (29), no plenário do Palácio Rio Branco.
A proposição, como reconhecimento à trajetória de sucesso na magistratura paranaense, foi do vereador Custódio da Silva (PR). O quarto- secretário da Casa, Pastor Gilso de Freitas (PSDB), comandou a solenidade de entrega. À mesa, Nivaldo Krüger, chefe da representação do Paraná em Brasília, corregedor Leonardo Pacheco Lustosa, cônsul da Bélgica e presidente da Academia de Letras, João Casillo; subprocurador da Justiça Valério Vanhoni; representando o prefeito Beto Richa, José Gilberto Neiva de Lima, e o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi. No plenário, entre magistrados, desembargadores, personalidades que representam a sociedade organizada e autoridades, os secretários municipais do Turismo, Luiz Carlos de Carvalho, e do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin.
Trajetória
O novo cidadão, para quem “julgar não é um ofício e sim uma arte a que se impregnam sensações humanas”, é mestre em direito constitucional pela PUC-SP e em direito político pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduou-se pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Sociologia Política e Administração Pública, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- PR).
Sua trajetória foi destacada em discurso de saudação pelo autor da proposição de outorga da comenda máxima do município. Custódio da Silva fez questão de ressaltar todas as funções exercidas pelo magistrado, que é advogado militante e foi assessor jurídico da Prefeitura de Assis Chateaubriand. Iniciou na magistratura em Laranjeiras do Sul, atuando também em Guaraniaçu. Trabalhou em Terra Roxa, Palotina e Foz do Iguaçu. Em 2003, assumiu o cargo de juiz do Tribunal de Alçada. Posteriormente, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça.
É membro da Comissão de Reforma Política e Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, Instituto dos Magistrados do Brasil, representante da Adesg – Foz do Iguaçu, idealizador e dirigente do Fórum de Integração Social Fronteiriça, consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) no Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNUD) e professor de Direito Constitucional.