Desembargador é cidadão honorário

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2006 17h20, última modificação 10/06/2021 07h50
Por proposição do vereador Zé Maria (PPS), a Câmara Municipal de Curitiba entregou o título de cidadão honorário ao desembargador José Augusto Gomes Aniceto. A sessão solene foi realizada na quarta-feira (14), no plenário da Casa, e presidida pelo vereador Fábio Camargo (PFL).
“Os relevantes serviços prestados à sociedade pelo desembargador Aniceto demonstram o caráter ilibado e a integridade deste competente profissional e pai de família esmerado. Esta Casa de Leis sente-se honrada em homenagear esta ilustre figura, pelo excepcional histórico e conceituado currículo, tornando-o merecedor desta justa homenagem”, disse Zé Maria, em sua saudação oficial ao homenageado e aos presentes, justificando a indicação ao título.
O vereador lembrou ainda que, nos anos de 2002 e 2004, José Aniceto recebeu votos de louvor da Câmara de Curitiba.
Após a entrega do diploma de cidadania honorária de Curitiba, Aniceto, agradeceu especialmente aos familiares e amigos pelo apoio recebido durante o caminho percorrido. “Recebo esta honraria em nome de toda a magistratura. Sinto-me muito honrado pelo significado simbólico do título e tenho consciência que cada um constrói cotidianamente a história de progresso de Curitiba. A solenidade não começa hoje”, destacou José Augusto Aniceto, em discurso na tribuna da Casa.
Em seguida, a esposa do vereador Zé Maria, Marilyn Kalinowski Pereira, entregou um arranjo de flores como lembrança da Câmara de Curitiba, à esposa do homenageado, Terezinha Orlandini Aniceto.
A solenidade contou com a presença do desembargador Tadeu Marino de Loyola Costa, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; Milton Riquelme de Macedo, procurador geral da Justiça; deputado estadual José Domingos Scarpellini (PSB), desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, presidente da Associação dos Magistrados do Paraná; Mauro Pirolo, comandante da Academia Policial do Guatupê; João Casilo, Cônsul Honorário da Bélgica, representando a Sociedade Consular do Paranám, entre outras autoridades.
Carreira
Nascido em Ourinhos (SP), José Augusto Gomes Aniceto ingressou no quadro de oficiais da Academia do Guatupê em 1969. Formou-se em Direito pela PUC-PR. Ao longo de sua carreira, atuou na 29ª Seção judiciária, foi juiz nas Comarcas de Ipiranga, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã e Cianorte. Em Curitiba, foi juiz titular na 19ª Vara Cível e juiz do Tribunal de Alçada. Atualmente, exerce a função de desembargador no Tribunal de Justiça.
É detentor de vários títulos, entre eles o de cidadão honorário de Engenheiro Beltrão, de Quinta do Sol e Fênix. Também foi agraciado com o título benemérito do M.R. Grande Loja do Paraná e benemérito do Supremo Conselho do Grau 33 do R.E.A.A. da Maçonaria. Recebeu , ainda, o diploma de personalidade empreendedora pela União das Associações de Empregados das CIC´s (Unaecic).