Desde 2011, mortes no trânsito caíram 43%, diz diretor do Detran
Na manhã desta quarta-feira (4), a Tribuna Livre da Câmara Municipal recebeu Marcos Traad, diretor do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), a convite do vereador Jairo Marcelino (PSD). O espaço foi concedido para Traad apresentar um balanço de seus sete anos à frente do órgão.
Entre os pontos trazidos por Traad, foi destaque a redução em 43% do número de mortes por acidentes de trânsito. Segundo o gestor, as campanhas educativas são um importante mecanismo para o Detran. Ele afirmou que, com essa conscientização, foi possível um decréscimo de 43% no número de mortes em acidentes envolvendo veículos e 27% nos atropelamentos. “Foram mais de R$ 100 milhões em ações educativas e campanhas de mídia para conscientizar a população”, disse. Conforme o diretor, a Escola Pública de Trânsito ampliou o número de cursos, palestras e treinamentos em 2017 e o Sistema de Ensino Sem Distância por Videoconferência opera desde 2014.
Traad elencou uma série de ações e serviços promovidos entre o 2011 e o final de 2017. No momento, segundo ele, o Detran conta com 217 postos de atendimento, 100 Ciretrans (circunscrições regionais de trânsito) e 7 postos avançados. O diretor destacou, por exemplo, o Detran Fácil, uma plataforma de serviços online que somente em 2011 teve 48.914 consultas. Em 2017, teve mais de 8 milhões. “Desse total, 80% são serviços efetivamente realizados”, afirmou Traad que também destacou os terminais de autoatendimento. “O número de terminais de autoatendimento chegou a 282, [distribuídos] em 177 cidades paranaenses”, disse ele.
Outro aspecto apontado pelo diretor do Detran é a vistoria geral. “Os avanços que nós tivemos na categoria dos despachantes são significativos e vão, de fato, consolidar o trabalho importante que essa categoria profissional realiza. [Entre] 60 a 70% dos serviços da área veicular são feitos via despachante”, afirmou Traad. Também disse que desde maio de 2017, as carteiras nacionais de habilitação estão sendo entregues com o dispositivo de segurança QR Code. Sobre os simuladores de direção nas autoescolas, ele afirmou que essa foi uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Marcos Traad destacou ainda a realização das Juntas de Avaliação Médica e de Avaliação Psicológica. Ele afirmou que o Paraná é o único estado do Brasil que oferece essas juntas recursais de forma gratuita para candidatos que foram considerados inaptos. Segundo o gestor, o Detran zerou as filas de exames médicos especiais, em 2015, que são testes voltados às pessoas com deficiência que desejam conquistar a primeira habilitação ou renová-la. Traad frisou ainda que, com relação à fiscalização do uso do álcool na direção, foram comprados 364 etilômetros que fazem parte de um total de 768 que serão entregues à Polícia Militar, até o final de 2018.
Debate
Vários vereadores apresentaram questionamentos à Marcos Traad. Um deles foi Thiago Ferro (PSDB) que indagou quais foram os maiores desafios enfrentados quando assumiu o órgão, há sete anos. “Os administradores que nos antecederam sempre fizeram o possível para deixar o Detran melhor do que eles receberam, mas em 2011 a situação era diferente, não havia muito diálogo, não havia condições de que o orçamento da instituição passasse a ser efetivamente executado. Nós aproveitamos a abertura do diálogo oferecida por Beto Richa e passamos a ter indicadores de 97% de execução orçamentária”, explicou. Ferro também questionou sobre a postura do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Para Traad, a entidade está distanciada da população. “Existe uma falta de sensibilidade com o que existe na ponta”, disse.
Em resposta à vereadora Noemia Rocha (PMDB), Traad afirmou que os cursos de reciclagem são um grande desafio “Os cursos foram elaborados com caráter educativo, mas os educadores têm posturas diferentes, o que gera, em alguns casos, uma certa ociosidade”. Em resposta a Professor Silberto (PMDB), Traad disse que o Detran promove atividades contínuas de educação para o trânsito. “Há um modelo de interação com os municípios, inclusive com atividades teatrais, mas o impacto ainda não é o mais adequado”, esclareceu.
Sobre o processo para habilitação, Traad afirmou ao vereador Mauro Bobato (Pode) que a espera hoje é de apenas 15 dias. “Antes o candidato que desejava tirar a Carteira Nacional de Habilitação tinha de esperar 60 dias”. Já Cacá Pereira (PSDC) lembrou a regulamentação dos motofretistas, lei federal que até hoje não foi regulamentada em diversos municípios. “No Paraná, só Curitiba regulamentou. Posteriormente a portaria 273/2013 pacificou a questão no Paraná. Isso só foi possível com diálogo com o Detran”, considerou Cacá. Em resposta a Professora Josete (PT), Traad explicou que é normal a delegação de funções de trânsito para agentes da Guarda Municipal. “Todos os agentes de trânsito são suportados por portarias que lhes garantem exercer atividades relativas ao trânsito”, esclareceu Traad.
Também participaram do debate os vereadores Jairo Marcelino, Julieta Reis (DEM), Felipe Braga Côrtes (PSD), Goura (PDT), Bruno Pessuti (PSD) e Geovane Fernandes (PTB).
Entre os pontos trazidos por Traad, foi destaque a redução em 43% do número de mortes por acidentes de trânsito. Segundo o gestor, as campanhas educativas são um importante mecanismo para o Detran. Ele afirmou que, com essa conscientização, foi possível um decréscimo de 43% no número de mortes em acidentes envolvendo veículos e 27% nos atropelamentos. “Foram mais de R$ 100 milhões em ações educativas e campanhas de mídia para conscientizar a população”, disse. Conforme o diretor, a Escola Pública de Trânsito ampliou o número de cursos, palestras e treinamentos em 2017 e o Sistema de Ensino Sem Distância por Videoconferência opera desde 2014.
Traad elencou uma série de ações e serviços promovidos entre o 2011 e o final de 2017. No momento, segundo ele, o Detran conta com 217 postos de atendimento, 100 Ciretrans (circunscrições regionais de trânsito) e 7 postos avançados. O diretor destacou, por exemplo, o Detran Fácil, uma plataforma de serviços online que somente em 2011 teve 48.914 consultas. Em 2017, teve mais de 8 milhões. “Desse total, 80% são serviços efetivamente realizados”, afirmou Traad que também destacou os terminais de autoatendimento. “O número de terminais de autoatendimento chegou a 282, [distribuídos] em 177 cidades paranaenses”, disse ele.
Outro aspecto apontado pelo diretor do Detran é a vistoria geral. “Os avanços que nós tivemos na categoria dos despachantes são significativos e vão, de fato, consolidar o trabalho importante que essa categoria profissional realiza. [Entre] 60 a 70% dos serviços da área veicular são feitos via despachante”, afirmou Traad. Também disse que desde maio de 2017, as carteiras nacionais de habilitação estão sendo entregues com o dispositivo de segurança QR Code. Sobre os simuladores de direção nas autoescolas, ele afirmou que essa foi uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Marcos Traad destacou ainda a realização das Juntas de Avaliação Médica e de Avaliação Psicológica. Ele afirmou que o Paraná é o único estado do Brasil que oferece essas juntas recursais de forma gratuita para candidatos que foram considerados inaptos. Segundo o gestor, o Detran zerou as filas de exames médicos especiais, em 2015, que são testes voltados às pessoas com deficiência que desejam conquistar a primeira habilitação ou renová-la. Traad frisou ainda que, com relação à fiscalização do uso do álcool na direção, foram comprados 364 etilômetros que fazem parte de um total de 768 que serão entregues à Polícia Militar, até o final de 2018.
Debate
Vários vereadores apresentaram questionamentos à Marcos Traad. Um deles foi Thiago Ferro (PSDB) que indagou quais foram os maiores desafios enfrentados quando assumiu o órgão, há sete anos. “Os administradores que nos antecederam sempre fizeram o possível para deixar o Detran melhor do que eles receberam, mas em 2011 a situação era diferente, não havia muito diálogo, não havia condições de que o orçamento da instituição passasse a ser efetivamente executado. Nós aproveitamos a abertura do diálogo oferecida por Beto Richa e passamos a ter indicadores de 97% de execução orçamentária”, explicou. Ferro também questionou sobre a postura do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Para Traad, a entidade está distanciada da população. “Existe uma falta de sensibilidade com o que existe na ponta”, disse.
Em resposta à vereadora Noemia Rocha (PMDB), Traad afirmou que os cursos de reciclagem são um grande desafio “Os cursos foram elaborados com caráter educativo, mas os educadores têm posturas diferentes, o que gera, em alguns casos, uma certa ociosidade”. Em resposta a Professor Silberto (PMDB), Traad disse que o Detran promove atividades contínuas de educação para o trânsito. “Há um modelo de interação com os municípios, inclusive com atividades teatrais, mas o impacto ainda não é o mais adequado”, esclareceu.
Sobre o processo para habilitação, Traad afirmou ao vereador Mauro Bobato (Pode) que a espera hoje é de apenas 15 dias. “Antes o candidato que desejava tirar a Carteira Nacional de Habilitação tinha de esperar 60 dias”. Já Cacá Pereira (PSDC) lembrou a regulamentação dos motofretistas, lei federal que até hoje não foi regulamentada em diversos municípios. “No Paraná, só Curitiba regulamentou. Posteriormente a portaria 273/2013 pacificou a questão no Paraná. Isso só foi possível com diálogo com o Detran”, considerou Cacá. Em resposta a Professora Josete (PT), Traad explicou que é normal a delegação de funções de trânsito para agentes da Guarda Municipal. “Todos os agentes de trânsito são suportados por portarias que lhes garantem exercer atividades relativas ao trânsito”, esclareceu Traad.
Também participaram do debate os vereadores Jairo Marcelino, Julieta Reis (DEM), Felipe Braga Côrtes (PSD), Goura (PDT), Bruno Pessuti (PSD) e Geovane Fernandes (PTB).
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