Desbravadores adventistas são homenageados pelo Legislativo

por Assessoria Comunicação publicado 25/04/2006 19h50, última modificação 08/06/2021 15h59
Nesta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Curitiba homenageou os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no aguardo da aprovação do projeto de lei que cria o Dia Municipal dos Desbravadores, a ser comemorado no dia 23 de abril. A iniciativa partiu do vereador Manassés Oliveira (PPS), e a homenagem aconteceu no auditório do Anexo II, reunindo cerca de 150 pessoas.
No início do evento, foi apresentado  vídeo sobre os desbravadores; em seguida, os membros entraram com as bandeiras da cidade, estado e país. Os integrantes fizeram juramentos, oração e cantaram o hino; além de Evelin, uma integrante do grupo, fazer uma apresentação musical. A fanfarra do grupo dos desbravadores, chamada Caratuva, também se apresentou no auditório.
O vereador Manassés Oliveira comentou sobre as atividades dos desbravadores voltadas para a sociedade, que tiram jovens e meninos das ruas e da marginalidade, para a realização de trabalho social. “Começamos a criar nossos ideais de vida durante a infância, adolescência e juventude”, disse o vereador, que estendeu a homenagem aos líderes desbravadores do Paraná e do Brasil, “que, todos os dias trabalham na orientação dos demais membros, com trabalhos sociais que poucos vêem e dão valor”, destacou ele.
Em seguida, os pastores Antônio Moreira, Areni Barbosa e Alceu de Assis Filho agradeceram a homenagem e o projeto de lei que cria a data em Curitiba. “É muito gratificante termos uma data comemorativa, pois estamos vendo o reconhecimento do nosso trabalho na nossa cidade”, ressaltou um dos pastores.
O deputado estadual Artagão de Matos Leão Júnior, que foi desbravador quando criança, também esteve presente no evento e agradeceu o reconhecimento pela criação da data por pessoas que, segundo ele, não comungam da mesma fé. Artagão lembrou ainda, que existe o Dia dos Desbravadores no calendário estadual, instituído no ano passado. “O mundo precisa de exemplos como estes”, resumiu o deputado.
No final do evento, o vereador Manassés agradeceu os pronunciamentos e prometeu continuar seu trabalho em prol do social. Em seguida, o pastor Gilvan Monteiro fez uma oração em nome de todos e pelos líderes políticos de nossa cidade, estado e país.
Estavam presentes no evento de homenagem os vereadores Pastor Gilso de Freitas (PL), Roberto Hinça (PDT) e Julieta Reis (PSB). O presidente da Femotiba, Edson Feltrin, também acompanhou o evento. Segundo Manassés, nos anos anteriores, foi a vereadora Julieta Reis quem realizou homenagens aos desbravadores na Casa.
História
A idéia dos desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia surgiu na Califórnia, Estados Unidos, em 1930, mas só foi colocada em prática 16 anos mais tarde, com o nome de Acampamento dos Desbravadores. No Brasil, o movimento surgiu em 1959, formando-se primeiramente nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto. De cunho espiritual e recreativo, o movimento destina-se aos jovens e tem como lema “a capacidade de fazer acontecer”.
Um dos propósitos fundamentais do grupo é unir países e membros da Igreja por meio do envolvimento ativo. O desenvolvimento do jovem como indivíduo, a realização das atividades em grupo e a formação de um cristão em equilíbrio também são objetivos dos desbravadores.
Atualmente, a organização está presente em diversos países e conta com mais de oito milhões de membros.