Derosso sugere atendimento psicossocial nas escolas

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2010 19h25, última modificação 01/07/2021 08h11
A educação básica na capital do Paraná pode ganhar mais em qualidade com a aprovação do projeto de lei que cria a Escola de Pais em todo o município, para reduzir a indisciplina nas escolas por meio da prática psicossocial da mediação de conflitos. A iniciativa é do vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Curitiba, e prevê atendimento especial para famílias cujos filhos estejam matriculados na rede municipal de ensino.
A Escola de Pais cercaria os estudantes de cuidados, para garantir integralmente os direitos sociais expressos na Constituição Federal. Desta forma, os pais contariam com atendimento psicossocial, para que conflitos familiares não atrapalhassem a educação dos filhos. O mesmo tratamento seria dispensado aos professores, que passariam a ter apoio profissional para lidar com casos de indisciplina. Também seriam ofertadas atividades de formação e capacitação para os responsáveis pelos estudantes, com informações sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de orientação vocacional e encaminhamento ao trabalho para pais e filhos.
“O programa Escola de Pais será um forte aliado na educação das crianças e jovens de Curitiba. A proposta é fortalecer o vínculo entre a escola e as famílias, reunindo condições para que a próxima geração exerça a sua cidadania e compreenda a importância dos limites”, informa Derosso. Para o vereador, o dilema de ser, na medida certa, firme e tolerante com as crianças tem exigido bastante das famílias curitibanas. A ideia é que a Escola de Pais aumente o êxito dos pais nesta tarefa, levando os filhos a estabelecerem uma relação de cooperação e respeito mútuo com familiares, educadores e todas as outras pessoas.
Estudiosos da educação apontam a desestruturação familiar, a falta de imposição de limites e influências negativas dos meios de comunicação de massa como os principais fatores para a indisciplina escolar. Lares desestruturados podem levar as crianças a reproduzir na escola a ausência de diálogo e afeto que presenciam em casa.
“Com o novo programa, escola, família e sociedade serão chamados a enfrentar o problema da indisciplina, que não é uma questão individual. É todo um modelo que está em crise. Nós não fomos educados para lidar com todas essas mudanças repentinas na relações familiares e sociais. No papel de adultos e de pais, também precisamos de educação para estabelecer um novo olhar sobre as nossas crianças”, defende Derosso.