Derosso recebe representantes da comunidade israelita

por Assessoria Comunicação publicado 17/09/2009 15h15, última modificação 25/06/2021 10h31
Em agradecimento à homenagem da Câmara Municipal de Curitiba à comunidade israelita do Paraná, por ocasião do aniversário de 120 anos da imigração judaica, o presidente da Federação Israelita do Paraná, Manoel Knopfholz, e o conselheiro da Embaixada de Israel no Brasil, Raphael Singer, estiveram, nesta quinta-feira (17), em visita à Casa. Foram recebidos pelo presidente, João Cláudio Derosso (PSDB).
"A nossa visita é um gesto de agradecimento e reconhecimento, de toda a comunidade, ao vereador Derosso. Ele foi o autor da proposição que nos agraciou com uma sessão solene, no mês de junho, em que foi destacada a contribuição dos imigrantes para o Paraná. Hoje, somos mais de 3 mil vivendo no Estado", ressaltou Knopfholz, que aproveitou a ocasião para aproximar a Embaixada de Israel da cidade de Curitiba.
Singer apresentou à Câmara duas parcerias internacionais, nas áreas de segurança pública e desenvolvimento econômico local, esta inscrita em programa da Organização das Nações Unidas (ONU). Ambas são para a participação de brasileiros em cursos coordenados pelo Centro de Cooperação Internacional Mashav, uma divisão do Ministério de Relações Exterios de Israel. "No Congresso brasileiro está tramitando a interação de Israel com os países do Mercosul, em especial o Brasil. Nesse sentido, a capital do Paraná é importante, até pela tradição que possui em planejamento urbano, com a qual podemos contribuir. O prefeito Beto Richa foi o único do País a ser convidado a participar de um fórum de administradores municipais que realizamos todos os anos em Israel e já confirmou presença. Temos muito o que conversar e avançar juntos", destacou o coordenador da Embaixada de Israel.
Derosso agradeceu a visita, realizada na véspera do ano novo judaico, em que a comunidade comemora os 5.770 anos da criação do mundo. "Nós vamos aprendendo junto. A América é um continente novo quando comparado com a tradição da sociedade judaica, que é repleta de história", lembra o vereador.