Derosso recebe homenagem

por Assessoria Comunicação publicado 14/12/2009 15h50, última modificação 28/06/2021 11h03
A comunidade árabe homenageou duplamente o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), nesta segunda-feira (14). O príncipe da casa de Gharios e Ghassan, Maurício Ahnume Guérios, entregou a comenda da Ordem de São Miguel Arcanjo ao parlamentar curitibano e Hanna Fares, presidente da Associação Cultural Al Nur, frisou que Derosso foi um dos homenageados do tradicional evento Destaques da Comunidade Árabe (Decoar) 2009, em cerimônia realizada no ultimo dia 3, no Hotel Lizon. Derosso agradeceu as honrarias e defendeu que as famílias preservem as suas origens e memória, relatando aspectos da sua trajetória pessoal em que as descendências italiana e polonesa se completam.
Genealogia
"A legislação restringe a entrega dos títulos de comendador aos governos e casas reais reconhecidas internacionalmente. Esta é para valer", ressaltou Guérios, ao entregar a comenda ao vereador. Curitibano de nascimento, o príncipe resgatou por meio de pesquisas a sua genealogia até a tradicional dinastia de Ghassan, o patriarca que deu origem aos povos da região que hoje abriga a Síria, a Jordânia, a Palestina, o Líbano e parte da Árabia Saudita. A honraria marca o encontro do presidente da Câmara com o descendente de um dos primeiros gestores públicos, cuja história começa 3.000 anos antes de Cristo.
O título de nobreza de Maurício Guérios é reconhecido em quatro continentes e por duas cortes internacionais. A história de sua família perpassa a biografia de um imperador romano, três imperadores bizantinos e 15 gerações de sheiks Chemor, os primeiros reis cristãos-árabes e os primeiros a terem a sua autoridade político administrativa reconhecida pelo Ocidente. "Quando o Império Romano passa a reconhecê-los é como se as Organizações das Nações Unidas (ONU) reconhecessem uma nova nação", explica o príncipe.
Maurício Guérios já esteve na Câmara Municipal em 1999, quando recebeu o prêmio de Mérito Esportivo pelo seu trabalho como instrutor de Aikido, um dos pioneiros no ensino da modalidade de arte marcial na capital do Paraná. Ele atribui o domínio da técnica ao período em que trabalhou nos EUA ao lado do ator Steven Seagal, famoso pelos filmes de ação que protagonizou.