Derosso quer campanha contra o câncer infantil
Curitiba deverá realizar campanha permanente de conscientização sobre o câncer infantil, se aprovado projeto do presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso, em análise pelas Comissões da Casa. Com base nas estatísticas de que o câncer infantil tem um percentual de cura de até 70%, se diagnosticado a tempo, o parlamentar acredita que o projeto pode ajudar a aumentar estas possibilidades.
A distribuição e afixação de impressos, com uma lista dos principais sintomas da doença, deverão ser feitas em locais públicos como escolas, creches, terminais de ônibus, estações-tubo, postos de saúde, nos coletivos, parques, praças, hospitais, clínicas e Ruas da Cidadania. Os impressos trarão informações sobre os sintomas, mas não se fará menção ao câncer, para não causar pânico aos pais, apenas pedirão que levem a criança para consulta médica, caso algum dos sintomas seja observado, informou Derosso.
Sintomas
Os sintomas, como febre e aumento dos gânglios linfáticos, conhecidos como íngua; dores e inchaço nas articulações, dor de cabeça com perda de equilíbrio, inchaço na barriga e manchas no corpo, podem passar despercebidos aos pais ou serem confundidos com sintomas de outras doenças comuns às crianças. A consulta médica, alerta o vereador, é que poderá diagnosticar precocemente o câncer, através de exames e outros procedimentos, evitando sofrimento e morte aos pequenos pacientes.
O diagnóstico precoce favorece o aumento da possibilidade de cura, o emprego de procedimentos menos invasivos, diminuição de seqüelas e menor custo e tempo de tratamento. Por todas estas razões, Derosso acredita que o projeto trará muitos benefícios às crianças acometidas da doença.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba