Derosso quer ampliar rede de proteção à criança

por Assessoria Comunicação publicado 15/06/2009 16h30, última modificação 24/06/2021 09h11
Preocupado com o crescente aumento de casos de pedofilia, o presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), protocolou projeto de lei que prevê a colocação de placas informativas em todos os veículos de transporte coletivo da cidade. Além de mensagem sobre a prevenção e combate à pedofilia e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, o informativo deverá conter o número do disque-denúncia. Na justificativa, Derosso alerta que, entre janeiro de 2007 e junho deste ano, foram registradas mais de 17 mil violações de direitos fundamentais da criança e do adolescente.
Segundo o presidente, o objetivo é ampliar a rede de proteção à criança e ao adolescente. “É preciso aumentar as ações de combate ao crime, recebendo e repassando denúncias sobre esta violenta prática. Entre outras iniciativas, a informação e conscientização tornam-se importantes armas contra esses monstros que mutilam e matam nossas crianças”, frisou.
Conforme o documento, nos veículos que possuem áudio, deverão ser inseridas na programação, no intervalo mínimo de 10 minutos, mensagens sobre o assunto, bem como anúncios sobre a existência do disque 100 contra pedofilia. Nos menores, como carros e vans, serão utilizadas as mensagens adesivas de maneira que sejam visualizados de dentro e fora, inclusive em veículos de transporte escolar. Outra exigência é para que as placas, com dimensões mínimas de 50cm por 30cm, sejam colocadas em local de fácil visualização.
Na opinião de Derosso, tem que haver punição para aqueles que praticam violência contra as crianças. Porém, é importante criar mecanismos que inibam a prática. “Temos que fazer com que isso não aconteça mais. Esse é o desafio.”