Derosso quer alerta sobre pedofilia nos ônibus

por Assessoria Comunicação publicado 17/02/2010 18h50, última modificação 28/06/2021 16h07
Os ônibus do transporte coletivo podem ganhar placas informativas, contendo mensagens sobre prevenção e combate à pedofilia e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Elas também devem ter o número do disque-denúncia, o Disque 100. O objetivo do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), autor do projeto, em análise pelas comissões permanentes da Casa, é ampliar as ações de combate a este tipo de crime, aumentando a rede de proteção. “A informação e conscientização são importantes armas contra aqueles que assediam as crianças”, diz Derosso.
A placa deve ter dimensões mínimas de 0,50m x 0,30m, ser legível e afixada em locais de fácil visualização ao público em geral. Nos veículos que possuam áudio, deverão ser inseridas na programação mensagens sobre o assunto e a existência do Disque 100. E, nos menores, como vans, o projeto prevê a colocação de adesivos que sejam visualizados de dentro e fora, inclusive em veículos do transporte escolar.
De acordo com o Ministério Público do Paraná, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, criado em 2006, em apenas seis meses do ano passado, foram 1.838 denúncias no Estado, sendo 267 em Curitiba.
Derosso também é autor de projeto que obriga a colocação de cartazes sobre a luta contra a pedofilia e ao abuso sexual de crianças e adolescentes nas repartições públicas e autarquias federais, estaduais e municipais na cidade.