Derosso propõe criação da Escola de Pais
O presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), propõe a criação do programa Escola de Pais. A ideia é orientar e apoiar famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino, com informações envolvendo maternidade, paternidade responsável, o exercício da cidadania e resolução de conflitos.
Segundo Derosso, “o programa deve ser forte aliado na educação dos estudantes. A escola sozinha não é responsável pela formação da personalidade, mas tem papel complementar ao da família. Quando os pais e a escola falam a mesma língua e têm valores semelhantes, a criança aprende sem grandes conflitos e não quer jogar a escola contra os pais e vice versa.”
Na opinião do presidente, “pais e escolas devem estar em completa sintonia em suas atitudes e com os mesmos objetivos.” A proposta do programa busca a mudança no eixo das ações, visando não somente as crianças e adolescentes. “O trabalho junto com os pais das crianças e adolescentes tem como objeto o fortalecimento das relações”, argumenta.
Metodologia
A medida proposta por Derosso prevê encontros multidisciplinares em grupo de pais e mães. “Um aspecto de grande relevância é a família. Problemas de diversas ordens podem motivar a indisciplina escolar. Assim, concluímos que o lar desestruturado, em que pais não se respeitam, pode fazer com que os alunos reproduzam essa falta de respeito na escola.” Outra questão é a falta de limites. A família, na maioria das vezes, não consegue dar atenção, ser firme e ao mesmo tempo tolerante com os filhos, estabelecendo uma relação de respeito mútuo e cordialidade. E joga a responsabilidade na escola. Com a implantação do programa Escola de Pais, será possível enfrentar a real situação, proporcionando ao aluno o ambiente favorável para o estudo, mostrando a importância da escola para sua formação como cidadão e profissional.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba