Derosso: atuação marcada pelo diálogo democrático

por Assessoria Comunicação publicado 21/11/2006 13h00, última modificação 14/06/2021 10h01

O estilo inconfundível do diálogo democrático, característica pontual do presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), foi destacado pelos 35 vereadores que apoiaram sua recondução ao cargo, pela sexta vez consecutiva. A eleição ocorreu na manhã desta terça-feira (21), de forma aberta e tranqüila. Apenas a bancada do PT se absteve de votar, por não ter sido contemplada na composição dos cargos. Para o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), "mais uma vez o parlamento de Curitiba mostra sua postura político-democrata, ao garantir a maior proporcionalidade possível de siglas na Mesa". Apenas cinco dos 14 partidos com assento na Casa ficaram de fora, por terem menos de três integrantes em bancada.
Uma das mais antigas vereadoras, Nely Almeida (PSDB), que cedeu sua vez dentro do partido para Celso Torquato ocupar a primeira secretaria, destacou "o desenvolvimento que a Câmara de Curitiba vem mostrando nos últimos anos, em todos os sentidos, graças ao caráter democrático de Derosso". Por sua vez, Julieta Reis (PSB), que deixará a quarta secretaria, testemunhou desejo que "se amplie a representatividade feminina na Casa, abrindo oportunidade, inclusive, para uma futura presidência". Desta vez, a nova Mesa não terá nenhuma vereadora. O vereador Valdenir Dias (PMDB), que chegou a manifestar seu desejo de lançar a chapa "camarão", disse ver "contemplado o pensamento coletivo dos vereadores na chapa "Integração" proposta por Derosso".
Fábio Camargo (PFL), eleito deputado estadual e que deixa a primeira secretaria, considera "a Câmara de Curitiba como um exemplo em avanço tecnológico e político-democrático". O parlamentar reconheceu que a administração da Casa é uma tarefa "bastante delicada e requer habilidade em diversas questões". Para Ney Leprevost (PP), também eleito deputado estadual e que ocupa na atual gestão a segunda vice-presidência, "a Câmara é privilegiada por ter pessoal altamente qualificado, agregando valores à condução democrática da Mesa".
O vereador Serginho do Posto (PSDB), presidente da Comissão de Participação Legislativa, resumiu a atuação da Câmara de Curitiba "na aprovação das contas pelo Ministério Público e Tribunal de Contas, em comparativo a outros Legislativos".