Derosso assume a prefeitura na segunda

por Assessoria Comunicação publicado 30/06/2010 18h30, última modificação 30/06/2021 08h37
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), já está legalmente apto a exercer o cargo de prefeito, durante o afastamento de Luciano Ducci, que estará em viagem à Africa do Sul entre os dias 5 e 13 de julho, onde participa do lançamento do selo oficial e início dos trabalhos da  Copa do Mundo  2014 no Brasil, que terá a capital paranaense como uma das cidades-sedes.
Derosso assume o Executivo na próxima segunda-feira (5). O compromisso legal foi prestado nesta quarta (30), em sessão plenária extraordinária. Durante o período em que Derosso estiver à frente da prefeitura, quem assume a presidência do legislativo é o vereador Tito Zeglin (PDT), em cumprimento ao artigo 35 do Regimento Interno.
O termo de compromisso foi lido pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB). De acordo com a Lei Orgânica Municipal, na ausência do prefeito e, em caso de impedimento do vice-prefeito ou de vacância do cargo, será chamado ao exercício o presidente da Câmara.
Sintonia
Derosso e Zeglin vão cumprir todos os atos dos poderes Executivo e Legislativo, respectivamente, em sintonia às atuais gestões. Os dois parlamentares têm comprovada experiência, adquirida em diversos mandatos políticos e são conhecidos pela conduta ética.
Esta é a nona vez que Derosso assume a prefeitura. Foi eleito vereador pela primeira vez em 1988, ano da elaboração da Constituição Federal, e está no sexto mandato. Na presidência da Câmara, vem garantindo importantes conquistas, como a transparência de leis e do processo interno do Legislativo. Neste ano, abriu mão da candidatura a deputado estadual atendendo solicitação do PSDB.  
Tito Zeglin também tem seis mandatos como vereador, todos com alguma função de destaque, seja na presidência de comissão técnica, como primeiro-secretário e, agora, primeiro vice-presidente.
Na tribuna, após a assinatura do termo de compromisso e posse, Derosso afirmou que estará com a prefeitura "de portas abertas". Zeglin, por sua vez, se manterá afinado e aliado  ao equilíbrio administrativo que vem marcando  o trabalho da Mesa Executiva.