Derosso assume a prefeitura de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 16/10/2010 11h30, última modificação 01/07/2021 08h12
O presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), é o prefeito interino de Curitiba até o dia 29 deste mês. Ele fica no cargo enquanto o prefeito Luciano Ducci participa, em Nagoya, no Japão, da 10ª Conferência das Partes na Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10). O evento é da Organização das Nações Unidas e acontece entre os dias 18 e 29 de outubro.
“Vou tranquilo porque temos uma grande parceria e a cidade ficará em boas mãos. Tem muitas coisas boas que serão licitadas e que o Derosso estará publicando em edital na área social e de infraestrutura para a cidade”, disse Luciano Ducci.

O prefeito interino já está se preparando para os trabalhos dos próximos 15 dias à frente da administração da capital. “Teremos muitas mensagens que serão enviadas à Câmara, os editais de licitação de obras e inaugurações para a cidade”, afirmou Derosso.

Presenciaram a transmissão do cargo na sede da prefeitura o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, o secretário de Governo do município, Luiz Fernando Jamur, e o deputado estadual Rui Hara (PSDB). 

Legislação
De acordo com a Lei Orgânica Municipal, na ausência do prefeito e em caso de impedimento do vice-prefeito ou vacância do cargo, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara. Quem responde pela presidência do Legislativo durante este período é o primeiro vice-presidente, vereador Tito Zeglin (PDT), em cumprimento ao artigo 35 do Regimento Interno.
Viagem à Ásia
Luciano Ducci será um dos palestrantes da COP-10. Ele participará da Cúpula de Biodiversidade Urbana, fará uma apresentação no evento A Onda Verde e estará na mesa redonda de prefeitos e governadores. Ele foi convidado ainda para fazer palestra na 2ª Conferência de Cidades Sustentáveis de Classe Mundial, nos dias 19 e 20, na Malásia. Em Cingapura, terá uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Nacional, Mah Bow Tan.
Ao retornar ao Brasil, está prevista uma escala em Chicago, nos Estados Unidos, no dia 28. Ele terá audiência com o prefeito Richard Daley e conhecerá o sistema de vigilância da cidade. O retorno acontece no dia 29 de outubro.