Derosso assume a prefeitura de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 05/07/2010 14h55, última modificação 30/06/2021 09h08
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), é o prefeito interino de Curitiba até a próxima sexta-feira (9), quando o prefeito Luciano Ducci retorna de  viagem à África do Sul, onde participa de eventos relacionados à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada nesta segunda-feira (5), no Salão Brasil, na sede da administração da capital.
"Eu fico tranquilo, pois o comando da prefeitura estará em boas mãos. O vereador João Cláudio Derosso tem toda a competência para a função, além de sermos parceiros há anos. É uma viagem rápida, mas muito importante para Curitiba”, disse Luciano Ducci. Ele integra a comitiva de autoridades paranaenses que foram convidadas pela Fifa a participarem das cerimônias que dão início aos trabalhos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, que terá a capital paranaense como uma das cidades-sedes.
Durante a transmissão de cargo, Derosso elogiou a equipe da atual administração de Curitiba e o trabalho desenvolvido pelos prefeitos Luciano Ducci e Beto Richa. “Quero que o Luciano viaje com tranquilidade, para trazer definitivamente a Copa de 2014 para Curitiba. Ele pode viajar com a mesma tranquilidade que eu tenho ao deixar a Câmara Municipal nas mãos do vereador Tito Zeglin (PDT). Sucesso na empreitada, que o caneco da próxima Copa é nosso!”, afirmou o prefeito interino.
De acordo com a Lei Orgânica Municipal, na ausência do prefeito e, em caso de impedimento do vice-prefeito ou de vacância do cargo, será chamado ao exercício o presidente da Câmara. Durante o período em que o vereador estiver à frente do Executivo, quem responderá pela presidência do Legislativo é o vereador Tito Zeglin, em cumprimento ao artigo 35 do Regimento Interno.
“Durante esse período, vamos acompanhar as obras que estão sendo realizadas na Câmara Municipal, para acomodar o novo plenário enquanto o prédio histórico passa por reformas. Na ausência do presidente Derosso, também vamos cumprir os compromissos agendados e os atos formais do cargo”, adianta Zeglin.
Boa imagem
Durante a transmissão de cargo, o vereador Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito na Câmara, elogiou a carreira política de Derosso, argumentando que a atuação ética e responsável do prefeito interino deixam uma boa imagem da Câmara Municipal para a população. Sobre o relacionamento com os vereadores da capital, Derosso disse que vai manter a postura de diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo. “A prefeitura não tem trancas nas portas, até por acreditarmos que o vereador é o representante oficial da comunidade”, adiantou.
Como o vereador Mario Celso, na condição de presidente da comissão especial da Copa da Câmara Municipal, integra a comitiva que viaja para a África nesta segunda-feira, o vereador João do Suco (PSDB) assume o papel de líder do prefeito. “Estaremos em contato direto com os vereadores e a prefeitura, para repetir o trabalho que o vereador Mario Celso faz tão bem”, disse o parlamentar.
Copa de 2014
Para o vereador Mario Celso, a viagem para a África deve facilitar uma solução
 para a realização da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba. “Teremos uma reunião com os dirigentes da CBF e da Fifa para viabilizar a nossa cidade como uma das sedes do mundial. O estádio do Clube Atlético Paranaense já possui 80% da área construídos”, defendeu o parlamentar.
O prefeito Luciano Ducci também demonstrou otimismo com relação à realização do evento esportivo em Curitiba. Ele adiantou que a capital paranaense firmará, durante a viagem, uma parceria com o município sul-africano de Durban, uma das cidades-sede do mundial deste ano, para transferência de experiências e tecnologias. “Não vejo dificuldades com relação ao estádio. A Copa será boa para Curitiba. Quem acompanhou o Mundial viu o destaque que é dado para as cidades durante o evento internacional”, completou Ducci.
Educação
A cerimônia de transmissão de cargo foi repleta de elogios ao ensino municipal de Curitiba, que obteve um bom desempenho na avaliação do Ministério da Educação. Pela terceira vez seguida, Curitiba é apontada como a capital brasileira com a melhor qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas. “Nossa maior obra é a educação, e esse prêmio representa mais um grande estímulo para continuarmos investindo na educação das nossas crianças”, afirmou Ducci.
“A educação de Curitiba já é tri. Nesse ritmo, vai conquistar o hexa antes mesmo da Seleção Brasileira", brincou o prefeito interino João Cláudio Derosso. O resultado da avaliação de 2009 foi divulgado na sexta-feira (2), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Curitiba obteve índice de 5,7 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série).