Deputado ucraniano recebe votos de congratulações

por Assessoria Comunicação publicado 25/08/2014 13h40, última modificação 27/09/2021 08h16

A Câmara Municipal entregou, nesta segunda-feira (25), votos de congratulações e aplausos ao deputado ucraniano Taras Kurchyk. A homenagem foi acompanhada por membros da comunidade ucraniana de Curitiba e pelo embaixador da Ucrânia no Brasil, Tronenko Rostyslav Volodymyrovych, que lembraram os 23 anos da independência do país, celebrada no último domingo (24).

Autor do requerimento (077.00250.2014), Chico do Uberaba (PMN) falou em nome  da Casa, destacando o trabalho do parlamentar em prol dos 500 mil descendentes ucranianos no Brasil – 400 mil residentes no Paraná – e reiterando a solidariedade dos curitibanos ao país da Europa Oriental, que enfrenta uma crise político-militar desde o início do ano.

“Reconheço e agradeço o gesto de amizade, num momento delicado que passamos. Ucranianos do mundo todo vão apoiar a Ucrânia com seus atos e orações. É um conforto moral ver iluminados o Jardim Botânico e o Cristo Redentor com as cores do nosso Estado”, disse Taras Kurchyk, ao citar a homenagem feita por Curitiba e Rio de Janeiro.

O embaixador fez coro ao deputado e lembrou que a Câmara de Curitiba tem sido sensível à luta pela liberdade do povo ucraniano. “Curitiba está junto ao governo da Ucrânia. Estamos agradecidos à cidade por iluminar o Jardim Botânico com as cores da nossa bandeira. A cidade está comprometida com o nosso país e com o futuro que ele quer. Agradeço ao povo brasileiro pela solidariedade”, finalizou.

Moção solidária
Esta é a terceira vez que a Câmara Municipal recebe o embaixador da Ucrânia em 2014. No dia 17 de março, com a presença de Tronenko Rostyslav em plenário, o Legislativo aprovou um requerimento (059.00001.2014) assinado pelos 38 vereadores que pediu o pronto restabelecimento da soberania territorial da Ucrânia.

No dia 15 de julho, o representante do governo ucraniano esteve novamente na Casa para agradecer a atitude dos parlamentares em aprovar a moção de solidariedade. Na ocasião, Tronenko Rostyslav esteve acompanhado da cônsul ucraniana em Curitiba, Larysa Myronenko.