Deputado polonês elogia Curitiba por preservar cultura dos imigrantes
“Pelo resgate da cultura polonesa, sou muito agradecido”, afirmou, nesta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o deputado federal polonês Jan Dziedziczak. “Agradeço a simpatia e a ajuda [do Município] ao consulado da Polônia. Esta cidade virou um símbolo da amizade polono-brasileira. Nós sabemos quanto os poloneses contribuíram [para a formação da capital] e sabemos do respeito que eles têm atualmente na cidade”, acrescentou o parlamentar.
“É uma honra para a CMC ter recebido um membro do parlamento polonês em Curitiba”, respondeu Serginho do Posto (PSDB), presidente do Legislativo. Antes, Tito Zeglin (PDT) fez uma saudação oficial da Casa à comitiva polonesa, que contou também com o cônsul-geral da Polônia, Marek Makowski; a vice-cônsul, Dorota Bogutyn; o presidente da Braspol (Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa), Rizio Wachowicz; a vice-presidente da Braspol do Paraná, Maria de Lourdes Kucheny; e Danuta Lisicki de Abreu, coordenadora do Bosque do Papa e representante da Missão Católica Polonesa.
No discurso de saudação, o vereador destacou a simbologia da estátua “O Semeador”, do escultor João Zaco Paraná, nascido na Polônia em 1884 e emigrado para o Brasil, que desenvolveu a perícia artística enquanto morou no estado. “A estátua vai completar agora 100 anos que foi colocada na praça Eufrásio Correia. O que representam as flores [ao redor da estátua]? É a gratidão, é o reconhecimento ao povo polonês”, assinalou o vereador. “O monumento”, respondeu o deputado federal polonês, “é também uma homenagem aos brasileiros que acolheram os poloneses”.
Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nossas redes sociais (YouTube e Facebook).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba