Departamento de Política Sobre Drogas apresenta agenda do Junho Branco
Na pandemia, segundo Thiago Ferro, “infelizmente aumentou a quantidade de pessoas usuárias de drogas”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão plenária desta quarta-feira, o responsável pelo Departamento de Política Sobre Drogas da capital, o ex-vereador Thiago Ferro. A convite do presidente da Casa, Tico Kuzma (Pros), ele pediu apoio na divulgação da programação do Junho Branco, mês de prevenção às drogas instituído pela lei municipal 15.439/2019, de autoria de Ezequias Barros (PMB).
Ferro defendeu que a prevenção é mais efetiva e mais barata que o tratamento e reinserção social dos dependentes químicos. “Neste período de pandemia infelizmente aumentou a quantidade de pessoas usuárias de drogas no município de Curitiba. E aí eu faço um destaque e chamo a atenção dos pais, para que observem com cuidado seus filhos. E, mais do que isso, que tenham um relacionamento, a conversa, o diálogo com seus filhos. O fortalecimento da família sem dúvida nenhuma é a melhor prevenção às drogas para nossas futuras gerações”, argumentou.
“Deixo uma pergunta a todos os vereadores. Que família hoje não tem uma pessoa infelizmente envolvida com o vício de substâncias legais ou ilegais?”, acrescentou. O Junho Branco é uma parceria do Departamento de Política Sobre Drogas com o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comped). A abertura será no dia 1º, às 10 horas. Dentre outras atividades, live no dia 2, às 19h30, reunirá o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, e o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Bertioga (confira aqui a programação).
O Junho Branco será encerrado com a promoção, entre os dias 28 e 30, da 6ª Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas. Além da eleição das organizações não governamentais que integrarão o Comped no biênio 2021-2022, serão realizados trabalhos em eixos temáticos (saiba mais).
O convidado exibiu vídeo com mensagem de Quirino Cordeiro, que colocou a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, à disposição do Município. Ferro também explicou os eixos de atuação do Departamento de Política Sobre Drogas: estudo, pesquisa e avaliação; cuidado com o dependente e sua família; reinserção social; governança, gestão e integração; e prevenção. No eixo de reinserção, por exemplo, destacou os três hotéis sociais, cada um com 50 vagas. Na governança, a Câmara Técnica Intersetorial de Saúde Mental.
Tico Kuzma apoiou a indicação de Thiago Ferro para o Departamento de Política Sobre Drogas, vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT). “Fica aqui este convite a todos os vereadores, que possam compartilhar essa agenda [do Junho Branco”, reforçou o presidente da Câmara de Curitiba.
As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba