Dentista receberá cidadania curitibana

por Assessoria Comunicação publicado 16/08/2006 17h30, última modificação 11/06/2021 07h14
A Câmara de Curitiba aprovou, nesta quarta-feira (16), projeto de lei do vereador Ney Leprevost que concede cidadania honorária ao dentista Geninho Thomé. O parlamentar leu um breve histórico de Thomé na tribuna da Casa e diversos vereadores fizeram apartes, tecendo elogios ao homenageado. “Dr. Thomé é um expoente da odontologia brasileira, com talento agregado ao empreendedorismo, proporcionando avanços no setor e promovendo o nome do Brasil e de Curitiba”, ressaltou Leprevost.
O líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), destacou a criatividade e qualidade de Geninho Thomé na odontologia paranaense, que exporta materiais para Europa e Estados Unidos. “Geninho gosta de servir a população, dedicando-se, também, a atividades sociais”, disse o parlamentar.
O presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente, vereador Angelo Batista (PP), ressaltou que esta é uma homenagem justa e merecida. “Thomé contribui para a cidade e ainda faz com que a categoria dos odontólogos cresça”, disse. O vereador Paulo Frote (PSDB) afirmou que o dentista é destaque na área  e que a lembrança da entrega do título veio na hora certa. Partilharam da mesma opinião os vereadores Rui Hara e Sabino Picolo (PFL).
Biografia
Geninho Thomé nasceu em Santa Helena (PR), em 1952. É casado com Clemilda Thomé, também dentista e empresária. Formou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1979, e especializou-se em periodontia e implantodontia. É mestre e doutorando em implantodontia, professor na Universidade Tuiuti do Paraná e coordenador de cursos de especialização e aperfeiçoamento no Paraná e Rio Grande do Sul, além de ministrar cursos em congressos nacionais e internacionais.
É proprietário da empresa Neodent, fabricante de implantes e componentes para próteses dentárias para o Brasil e exterior a mais lembrada pelos dentistas brasileiros na área de implantodontia. Thomé também criou a empresa Neoortho, especializada em implantes ortopédicos, atendendo as necessidades dos cirurgiões bucomaxilofaciais e médicos especializados em traumato-ortopedia.
Além das empresas citadas, fundou o Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (Ilapeo), voltado à pesquisa científica, ensino de pós-graduação e a promoção da saúde da população, enriquecendo a odontologia nacional. Possui em suas empresas mais de 400 colaboradores.