Denominações e utilidades públicas são aprovadas em plenário

por Assessoria Comunicação publicado 24/05/2016 14h30, última modificação 07/10/2021 07h29

Durante a sessão plenária desta terça-feira (24) foram aprovadas NA Câmara Municipal duas declarações de utilidade pública e duas denominações de logradouros. Um dos projetos que passou em primeiro turno com 24 votos favoráveis é o de autoria de Rogerio Campos (PSC), que declara a utilidade pública do Centro de Ação Social do Nazareno (CASNAZA) (014.00005.2016).

De acordo com Campos, “o objetivo do centro consiste em proporcionar tratamento para dependentes em álcool e drogas com abordagens terapêuticas que estimulam os pacientes a buscarem novas perspectivas de vida com relações familiares e sociais estáveis”.

Campos explicou que o projeto surgiu em 2010 com a entrega de alimentos para moradores de rua, mas não demorou para que os envolvidos percebessem que seria necessário ampliar os objetivos. Funda-se, então, a Comunidade Nazareno, que ampliou sua atuação. Para a vereadora Noemia Rocha (PMDB), entidades como o Centro de Ação Social do Nazareno (CASNAZA) realizam um serviço que seria de iniciativa do poder público. “Mas justamente essas instituições são as que mais precisam de apoio e recursos na realização de seus objetivos”, afirmou a vereadora.

Também em 1º turno, com 27 votos, obteve aprovação o projeto de Pedro Paulo (PDT) que denomina um logradouro como Edgildo Polinari (009.00002.2016). Nascido em Verona, no ano de 1927, Edgildo veio para o Brasil, onde passou a trabalhar no grupo C.R. Almeida. Posteriormente foi proprietário de uma oficina e também de um restaurante. O objetivo do vereador é que seu nome batize uma trincheira junto à avenida Kenndedy. “A sugestão do nome de Edgildo Polinari para a trincheira é uma justa homenagem a todos os imigrantes italianos do Paraná como também a um comerciante de iniciativa”, declarou Pedro Paulo.

Outros projetos
Foi aprovado em 2º turno com 28 votos, o projeto de Julieta Reis (DEM), que propôs a declaração de utilidade pública da Associação Comunitária Amigos Santa Efigênia (ACASE) (014.00032.2015). A entidade promove atividades junto à comunidade, como práticas esportivas para crianças, combate à dengue e a chamada “Rua do Lazer”, voltada às crianças.

Também em 2º turno, com 29 votos, foi aprovada a proposição de Cacá Pereira (PSDC) que denomina um logradouro como Isaura Santos da Costa (009.00031.2015). De acordo com o proponente, isaura “morou e residiu por mais de 45 anos no bairro do Boqueirão. Sempre trabalhadora e muito religiosa, foi durante toda sua existência esposa e mãe dedicada e zelosa, inclusive com os vizinhos próximos”.