Denilson Pires lembra o Dia do Jornalista

por Assessoria Comunicação publicado 07/04/2009 16h25, última modificação 23/06/2021 10h51
Preocupado em reconhecer todas as categorias profissionais que fazem parte do dia-a-dia dos curitibanos e brasileiros, o vereador Denilson Pires (DEM) homenageia, nesta terça-feira, os jornalistas, pela passagem do Dia do Jornalista, comemorado nacionalmente em 7 de abril. Leia o texto na íntegra.
“Neste dia 7 é comemorado Dia do Jornalista. Profissional às vezes mal compreendido, hostilizado e não remunerado à altura da sua capacidade profissional. Nas redações, departamentos de jornalismo, laboratórios fotográficos, frente às câmeras, monitores de computador ou mesmo com um bloco de notas em mãos, no campo de trabalho, pautado ou não, é que esse artista da notícia se revela. Graças ao jornalista formamos nossa opinião sobre os mais variados e imprescindíveis assuntos, fruto do árduo trabalho realizado por esse profissional em busca da boa notícia.
Não são poucas as oportunidades em que coloca a sua vida em risco, abdicando do convívio com a família, dos encontros com os amigos, do lazer, com a única preocupação de que a notícia chegue até nós com qualidade e rapidez, no menor tempo possível.
É através deste profissional que ‘saciamos nossa sede de informação’, por meio dos telejornais, revistas, internet, rádios, e jornais. E pequenos periódicos que circulam semanalmente e mensalmente, os conhecidos tablóides ou jornais de bairro, que tomamos conhecimento dos fatos e novidades que nos cercam. Estes veículos de informação tornam-se muitas das vezes o elo entre a comunidade e as autoridades. É através deles que a população externa suas opiniões, reclama por seus direitos, cobra dos governantes e se faz ouvida. É o jornalista que está por trás disso tudo, com seus textos bem elaborados, fotos e filmagens editadas, colocados em prol da boa informação.
Neste dia 7 de abril, Dia do Jornalista, muitos nomes aqui poderiam ser citados, mas, por justiça e respeito a todos esses valorosos profissionais, me abstenho em nomear alguém. Tenho por todos o maior carinho e consideração, pois sempre fui respeitado e, quando precisei, fui ouvido pela categoria.
E hoje, na condição de vereador de Curitiba, sinto-me na obrigação de homenagear e valorizar este profissional indispensável ao direito à informação independente e plural, condição indispensável para a vida em uma democracia.”