Denatran atende sugestão e motoqueiros comemoram
No dia 18 de novembro de 2002, o vereador Mario Celso Cunha (PSDB) encaminhou ofício aos órgãos federais de trânsito, com cópia de um projeto de lei ordinária (nº 05.00178.2002) criando uma via especial para os motoqueiros no sistema viário de Curitiba.
Agora, após quatro anos, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), com apoio do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), acaba de determinar faixas exclusivas nas capitais brasileiras. A primeira experiência será em São Paulo, onde serão pintadas sinalizações, com tráfego especial para os motociclistas. “Não tenho dúvida quanto ao sucesso da medida, pois vai beneficiar milhares de motociclistas, incluindo os trabalhadores que atuam como motoboys. Vai salvar vidas e evitar muitos acidentes”, disse o vereador Mario Celso.
O projeto do líder do prefeito Beto Richa prevê pista especial nas vias estruturais (vias rápidas), além de outras avenidas que comportem tal sinalização, sendo que o projeto global ficará por conta do Ippuc. Segundo Mario, “a medida beneficiará também os motoristas, pois evitará acidentes, deixando os motociclistas livres em pista exclusiva”.
Existe também um projeto anterior, de autoria do vereador Fabio Camargo (PFL), que estende esta faixa especial para motocicletas, motonetas e ciclomotores, sendo que neste projeto a faixa fica restrita ao centro da cidade. Com a nova resolução, os dois projetos poderão ser acoplados, surgindo um único documento de autoria dos dois vereadores.
A frota de motos em Curitiba chega a 80 mil, sendo que 65 mil são motocicletas e as demais motonetas ou ciclomotores. Os últimos registros mostram um acidente para cada 20 motos, com um número muito grande de mortos e mutilados. Os casos mais graves acontecem com motos de 125cc (66%), enquanto que 87% são pilotadas por homens e 13% por mulheres.
O vereador destacou também o papel do Sintramotos, que, sob a presidência de Tito Mori, tem feito um trabalho especial no sentido de fiscalizar o serviço de motoboy (moto-frete) na cidade. “O sindicato tem orientado os trabalhadores desta área, inclusive com campanhas educativas e eventos que sempre favorecem seus filiados”, disse o vereador Mario Celso Cunha.
Agora, após quatro anos, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), com apoio do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), acaba de determinar faixas exclusivas nas capitais brasileiras. A primeira experiência será em São Paulo, onde serão pintadas sinalizações, com tráfego especial para os motociclistas. “Não tenho dúvida quanto ao sucesso da medida, pois vai beneficiar milhares de motociclistas, incluindo os trabalhadores que atuam como motoboys. Vai salvar vidas e evitar muitos acidentes”, disse o vereador Mario Celso.
O projeto do líder do prefeito Beto Richa prevê pista especial nas vias estruturais (vias rápidas), além de outras avenidas que comportem tal sinalização, sendo que o projeto global ficará por conta do Ippuc. Segundo Mario, “a medida beneficiará também os motoristas, pois evitará acidentes, deixando os motociclistas livres em pista exclusiva”.
Existe também um projeto anterior, de autoria do vereador Fabio Camargo (PFL), que estende esta faixa especial para motocicletas, motonetas e ciclomotores, sendo que neste projeto a faixa fica restrita ao centro da cidade. Com a nova resolução, os dois projetos poderão ser acoplados, surgindo um único documento de autoria dos dois vereadores.
A frota de motos em Curitiba chega a 80 mil, sendo que 65 mil são motocicletas e as demais motonetas ou ciclomotores. Os últimos registros mostram um acidente para cada 20 motos, com um número muito grande de mortos e mutilados. Os casos mais graves acontecem com motos de 125cc (66%), enquanto que 87% são pilotadas por homens e 13% por mulheres.
O vereador destacou também o papel do Sintramotos, que, sob a presidência de Tito Mori, tem feito um trabalho especial no sentido de fiscalizar o serviço de motoboy (moto-frete) na cidade. “O sindicato tem orientado os trabalhadores desta área, inclusive com campanhas educativas e eventos que sempre favorecem seus filiados”, disse o vereador Mario Celso Cunha.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba