Democratização do transporte coletivo é tema de audiência pública na CMC
Com o tema “Democratizando o Transporte Público”, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, nesta sexta-feira (22) às 14h, uma audiência pública. A iniciativa é do gabinete da vereadora Professora Josete (PT). O debate (407.00005.2019) será focado no valor da tarifa de ônibus da capital, na licitação do sistema de transporte coletivo e a redução do número de usuários. O evento será no Anexo II do Legislativo.
“Como diz o próprio nome da audiência, o objetivo é dar a transparência sobre esse assunto trazendo o debate para uma audiência na Câmara de Vereadores”, explica Josete. Em relação ao último reajuste da tarifa, por exemplo, a vereadora aponta que Prefeitura de Curitiba e Urbs não apresentaram de forma detalhada como foram feitos os cálculos que justificaram o aumento de R$ 4,25 para R$ 4,50. “Não há informações sobre quanto subiu os demais itens da planilha, dos elementos que tiveram reajuste no período e quanto isso impactou”.
Estão confirmadas as presenças do ex-vereador e deputado estadual Goura (PDT); de Ana Luiza Chalusnhak, professora de Direito Administrativo da UFPR; Lafaiete Neves, professor aposentado do Departamento de Economia da UFPR; e de Luiz Henrique Calhau, diretor do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR). Também foram convidados os presidentes da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e da Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana), Mauricio Gulin.
A audiência pública será nesta sexta, a partir de 14h, no auditório do Anexo II da CMC. O debate é aberto à população.
Com informações da assessoria parlamentar de Professora Josete.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba