Delegação sul-coreana visita o Legislativo

por Assessoria Comunicação publicado 22/06/2012 17h55, última modificação 02/09/2021 10h25
A Câmara Municipal recebeu, na tarde desta sexta-feira (22), delegação sul-coreana das cidades de Inchon, Dagoo, Soncheon, Busan e Siheung, atraída pela fama de Curitiba como cidade ecológica. Formado por representantes de diversas áreas, como prefeituras, governos estaduais, ensino superior, empresariado e sociedade civil organizada, o grupo integra a ONG da área ambiental Local Sustainability Alliance (LSA). Os visitantes foram recepcionados na presidência da Casa, pelos vereadores João Luiz Cordeiro (PSDB), presidente; Caíque Ferrante (PRP), segundo-secretário, e Noemia Rocha (PMDB), quarta-secretária.
Os representantes da LSA, que reúne uma vereadora, uma deputada estadual e secretários municipais, haviam participado da Rio+20. O desembarque em Curitiba foi nesta sexta, e a primeira visita foi à Câmara. A ideia é conhecer a estrutura de planejamento do município, com destaque a iniciativas voltadas à área ambiental. Os vereadores trocaram experiências com os visitantes, sobre temas como ecologia, reciclagem, participação feminina na política, projetos de lei, organograma municipal, sistema de transporte, comércio exterior e aspectos culturais.
“Curitiba é receptiva a todos os povos. Gostamos de trocar experiências e tecnologias, contribuindo para a sustentabilidade da nossa sociedade. São momentos como esse, de compartilhar informações, que fazem Curitiba ser modelo”, disse o presidente do Legislativo. Questionado pelos integrantes da ONG, Cordeiro apontou a segurança pública como principal problema da capital. Noemia trocou informações com a vereadora e a deputada sobre a atuação da mulher na política. Para a líder da oposição, as brasileiras lutam por espaço em todas as áreas. Ela citou a eleição da presidente Dilma Rousseff como um avanço e afirmou que as seis parlamentares da Casa “têm se destacado”. “Eu tenho tido bastante espaço na Câmara. Não sinto grande dificuldades por ser mulher e sinto o apoio da presidência e dos demais colegas”, declarou.
Depois da visita à Câmara, os sul-coreanos foram recebidos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Antes do retorno, no sábado (23), eles conhecem pontos turísticos da capital, como a Ópera de Arame e o Jardim Botânico.
Na última quarta (20), Curitiba já havia recebido uma delegação sul-coreana, da cidade de Suwon. Participaram da recepção ao prefeito da cidade-irmã de Curitiba, Yeom Tae Young, além de Cordeiro, Ferrante e Noemia, os vereadores Celso Torquato (PSD), primeiro-secretário do Legislativo; Tico Kuzma (PSB), segundo vice-presidente, e Serginho do Posto (PSDB), líder interino do prefeito. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Curitiba na Rio+20
Contemplada na Rio+20 com o prêmio Global Green City Award (Cidade Verde), Curitiba recebeu elogios do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Ele disse, na quinta, que o município é modelo internacional de desenvolvimento sustentável, referência às “cidades que estão na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias que ajudam no desenvolvimento sustentável”