Delegação internacional conhece a Câmara de Curitiba
O líder do prefeito na Casa, vereador Paulo Salamuni (PV), recebeu na tarde desta segunda-feira (8) uma delegação técnica formada por arquitetos, educadores e gestores públicos, entre eles seis prefeitos, para mostrar a Câmara Municipal de Curitiba. O grupo, de aproximadamente 40 pessoas, está em Curitiba para conhecer casos de sucesso adotados pela cidade, com prioridade no plano de ciclomobilidade da capital. Antes de chegar ao Legislativo, eles andaram em bicicletas alugadas pela Via Calma, na avenida 7 de Setembro.
Os visitantes vieram de diversos países como Colômbia, Angola, Peru, Equador e Argentina, para participar de um evento organizado pela Organização para Desenvolvimento da América Latina, Caribe e África de Língua Portuguesa (Onward), que fica em Lima, no Peru. A assessora de Relações Internacionais da prefeitura, Rosane Fante Garcia Kupka, disse que as atividades na cidade iniciaram nesta segunda-feira, com uma palestra do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba) e da Setran (Secretaria de Trânsito). “Todo o ano a Onward traz de 40 a 50 pessoas para aprender com os cases de sucesso de Curitiba.”
Salamuni explicou sobre os aspectos políticos da capital e do Paraná. Questionado sobre a boa aparência e limpeza da cidade, falou da importância de ensinar à população boas práticas, como a reciclagem e jogar o lixo em local adequado. “Houve um grande mutirão de educação da população. Isso vem das escolas, desde cedo, e os filhos estão corrigindo os pais”, explicou. O vereador informou que também há multa para quem joga lixo nas ruas. “Mas o mais importante é a educação, mais que sanções e impostos. Já estamos preparando uma nova geração consciente”, reforçou.
As soluções contra as pichações também foram apontadas por Salamuni. “Já tivemos muitos problemas com isso, mas a Câmara, junto à sociedade, convencionou que a Guarda Municipal deve reter os infratores e levá-los a uma palestra educativa, depois fazê-los pintar os locais pichados novamente. É como um castigo do bem”, contou. O presidente da Casa, Ailton Araújo (PSC), e o vereador Toninho da Farmácia (PP) também estiveram presentes.
O grupo segue com mais visitas nessa terça-feira (09). Pela manhã estarão na Urbs, para conhecer o sistema de transporte e à tarde farão um passeio em um dos ônibus do transporte público da cidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba