Delegação da Argentina visita Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2008 14h00, última modificação 21/06/2021 11h18
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), e o vereador Felipe Braga  Côrtes (PSDB) receberam, na manhã desta quinta-feira (19), delegação da província de Tucumán, na Argentina. Integravam a comitiva o presidente da Comissão do Mercosul, Integração Regional e Relações Internacionais, deputado  Gregorio Garcia Biagosch, e os deputados Alejandro Humberto Martinez, Hugo  Gacioppo e Jorge Elias, pró-secretário legislativo, além de Santiago Gallo, do Conselho de Desenvolvimento de Integração Sul (Codesul).
A importância da realização de intercâmbio de políticas públicas e ações culturais, turísticas e ambientais entre os países, assim como incremento de negócios entre empresas privadas, foi destacada por Derosso. “Às vezes, encontramos soluções para problemas da nossa cidade através do conhecimento de outras experiências”, disse o presidente, para quem essa troca é considerada “um fator que ajuda o desenvolvimento.”
Santiago Gallo lembrou que o governo de Tucumán já assinou com o Paraná um protocolo para elaboração de convênios e que os deputados querem dar continuidade à ação, que vai permitir novas oportunidades de progresso e bem-estar da população.
Gregorio Biagosch convidou os parlamentares curitibanos para visita às  províncias do noroeste Argentino, de  Tucumán, Salta, Jujuy, Catamarca e Santiago Del Estero. Também destacou as próximas reuniões do Mercosul, nos dias 30 deste mês e 1º de julho. Nesta sexta-feira (20), a comitiva argentina visita o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e os principais pontos turísticos da cidade.
Tucumán
San Miguel de Tucumán, capital da província, foi uma das primeiras cidades da Argentina. Foi a sede do Congresso que declarou a independência do país, em 1816. Com economia predominantemente agrícola,  a província é a segunda exportadora de limões do mundo. Também exporta morangos, mirtilo e cana de açúcar. Vende 28% de sua produção para o Brasil e possui cerca de 1,6 milhão de habitantes.
A assembléia é composta por 49 deputados, sendo 44 do mesmo bloco político.