Delegação boliviana visita a Câmara de Curitiba
Cidade-irmã de Curitiba desde 1989 (pela lei municipal 7.350/1989), Santa Cruz de la Sierra pretende desenvolver o transporte coletivo local e para isso veio a Curitiba observar o sistema de mobilidade. Nesta terça-feira (23), o secretário municipal do Planejamento da cidade boliviana, Boris Bernardo Salomón Lazcano, e vereador Roberto Luis Ayala Antezana, estiveram na Câmara Municipal para conversar com o presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB). Os dois fazem parte de uma delegação formada por outros secretários e gestores que está na cidade elaborando com a Prefeitura de Curitiba um projeto para o desenvolvimento de Santa Cruz de la Sierra.
As visitas técnicas buscam a cooperação da Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.) e do Ippuc (Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba) para desenvolver um projeto consolidado que resolva problemas com a quantidade de carros nas ruas e a histórica falta de planejamento na implementação do transporte. Serginho do Posto informou a eles que o modelo de Curitiba contempla os eixos leste/oeste e norte/sul, “fazendo com que as pessoas sejam levadas a terminais para fazer conexão”. No entanto, enfatizou que há necessidade de modernização, pois hoje concorre com novos modais, como o Uber. “O nosso modelo tem 40 anos e consiste em eixos e canaletas. Já foi copiado por alguns países, mas precisa se atualizar. Isso é um desafio.”
Lazcano, que é arquiteto, relatou que urbanistas na Bolívia sempre estudam Curitiba como um bom modelo de desenvolvimento. Já Antezano explicou que a cidade de Santa Cruz de la Sierra, que tem 2 milhões de habitantes, não possui um sistema de transporte público, que acaba sendo feito por vans particulares, com preço regulado pela administração municipal. “Temos um município que nos últimos 60 anos elevou à 10ª potência o crescimento populacional e não houve critério de planejamento.”
O assessor de relações internacionais da Prefeitura de Curitiba, Guilherme Zuchetti, que acompanha a delegação, lembrou que a capital paranaense começou seu plano de estruturação municipal em 1965 (com o Plano Diretor do arquiteto Jorge Wilheim). “A ideia de eles estarem aqui na cidade é conhecer o desenvolvimento do sistema e terminarem esta semana com um documento pronto que descreva o que é preciso ser feito e os prazos necessários para cada etapa.”
A delegação visitou o Ippuc nessa segunda-feira (22) e a Urbs na quarta (24), além de fazerem um passeio utilizando ônibus expressos. “Nosso desafio é criar uma agenda para que tenha continuidade a implementação do transporte público, porque o atual prefeito só tem um ano e meio a mais de gestão”, explicou Artezano.
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