Deficientes auditivos têm data comemorativa

por Assessoria Comunicação publicado 04/10/2006 17h10, última modificação 11/06/2021 10h08
Projeto do vereador Tito Zeglin (PDT) aprovado na Câmara de Curitiba que inclui no calendário de eventos da cidade o “Dia do Surdo”, a ser comemorado anualmente no dia 26 de setembro, foi sancionado pelo prefeito Beto Richa. Com a nova lei, o parlamentar pretende homenagear os portadores de deficiência auditiva e garantir sua efetiva inclusão social, porque muitas vezes são discriminados, impedindo o exercício de cidadania.
Segundo Zeglin, a comunidade comemora, em 26 de setembro, o “Dia Nacional do Surdo”, ocasião em que se relembra as lutas históricas vividas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania e pelo pleno reconhecimento da língua brasileira de sinais e da cultura surda em todas as instâncias sociais.
"A Federação Mundial dos Surdos também  celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro”, justifica Zeglin, explicando que em nosso país, o dia 26 é sugerido porque naquela data, em 1987, foi inaugurada a primeira escola para surdos, no Rio de Janeiro, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).