Defesa da vida terá semana municipal

por Assessoria Comunicação publicado 14/10/2008 17h40, última modificação 22/06/2021 08h22
Projeto instituindo uma semana municipal (1º a 7 de outubro) para ampliar a conscientização popular, com campanhas e palestras em escolas que dêem valor à vida, e outro sobre o nascituro, aquele que está por nascer, foram aprovados pela Câmara de Curitiba, na tarde desta terça-feira (14), em primeiro turno.
As sugestões apresentadas pelo líder da bancada do PSDB na Casa, vereador Paulo Frote, procuram dar ênfase à causa da vida e sua promoção, principalmente diante das circunstâncias de aborto e do descaso com que é tratada pela violência urbana e precárias condições de sobrevivência.
No projeto de lei sobre um dia especial ao nascituro, para ser comemorado logo em seguida, em 8 de outubro de cada ano, o parlamentar pretende ampliar a conscientização dos curitibanos para a relação da mãe com o nascituro, na ordem física, mental e psicológica. Visa, também, esclarecer melhor a questão do aborto, muitas vezes abordada como um direito da mulher ao seu corpo, colocando em segundo plano o direito de nascer do indivíduo.
Frote, que considerou todos os riscos por que passam a mãe e o novo ser, quer chamar a atenção da sociedade para o reconhecimento do sentido e do valor da vida.
O parlamentar também objetiva dar seguimento às iniciativas de organizações não governamentais e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sobre o cuidado da vida.
Legalidade
Embora as muitas proposições feitas no Legislativo municipal em torno do dia do nascituro, a que melhor se apresentou até agora, como sugestão de lei, foi a do vereador Paulo Frote. Conforme o parecer expedido pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, o projeto está legalmente constituído, cumprindo a função de interesse público.