Defesa da Cidadania será festejada todo ano
O plenário da Câmara de Curitiba aprovou, nesta segunda-feira (17), o projeto de lei de autoria de vários vereadores que prevê a criação Dia Municipal de Defesa da Cidadania, a ser comemorado no dia 15 de agosto de cada ano. Segundo o documento, neste dia, o Legislativo irá promover uma série de eventos alusivos à data com a participação de vários segmentos da sociedade.
Também através da proposta, fica criado o Prêmio Defesa da Cidadania, que será outorgado às pessoas físicas e empresas que tenham contribuído pela defesa da cidadania na cidade. Segundo os vereadores, autores da proposição, a escolha da data se dá em função da passeata promovida em 15 de agosto de 2001, em apoio ao primeiro projeto de lei estadual de iniciativa popular no Brasil, que tratava da revogação de autorização para a venda da Copel. Para os parlamentares, esta passeata simbolizou o ponto culminante da organização popular e do movimento paranista, demonstrando a maturidade democrática do povo.
Exemplo de luta em defesa da cidadania, o projeto objetiva o incentivo à defesa dos direitos do cidadão curitibano. Vários vereadores presentes em plenário destacaram a importância da proposta.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba