Declarada de utilidade pública associação de recicláveis Acampa
Com 22 votos favoráveis, os vereadores de Curitiba aprovaram a declaração de utilidade pública da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Parceiros do Meio Ambiente (Acampa). A decisão foi tomada durante a sessão plenária desta terça-feira (29). De acordo com o autor do projeto (014.00019.2015), Chicarelli (PSDC), é preciso valorizar o trabalho dos catadores de recicláveis na cidade.
“É muito importante o trabalho realizado através das usinas de reciclagem, pois agregam renda aos trabalhadores. Isso permite que eles não precisem mais vender para intermediários, mas fornecer o material reciclado pronto, ou quase pronto, para o cliente. Os vereadores precisam incentivar a melhor gestão do lixo na cidade”, salientou.
O projeto foi apoiado pela vereadora Julieta Reis (DEM), que valorizou o trabalho feito pelos catadores. “Temos que dar apoio àqueles que dependem desse trabalho e se utilizavam da tração animal, por exemplo. O senhor, inclusive, mostrou essa preocupação através da apresentação de uma emenda”, declarou. Na sessão de ontem (28), a Câmara aprovou em segundo turno a matéria que proíbe o uso de tração animal na capital (leia mais).
Durante o debate, a vereadora Noemia Rocha (PMDB) destacou que a gestão do lixo, incluindo os recicláveis, deve ser tratada com “urgência” em Curitiba. “Precisamos de alternativas para reduzir a produção de lixo e de conscientizar a população sobre o tema. Também vou reapresentar o projeto que dá destinação diferenciada às bitucas de cigarro e necessitam de tratamento específico”, avaliou.
Antes de ser sancionado pelo prefeito Gustavo Fruet, o projeto volta para segunda discussão na sessão de quarta-feira (30). Também participaram do debate os vereadores Chico do Uberaba (PMN), Julieta Reis (DEM), Mauro Ignacio (PSB) e Valdemir Soares (PRB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba