Debatido horário do comércio na cidade

por Assessoria Comunicação publicado 17/06/2005 17h30, última modificação 25/05/2021 17h04
A ampliação do horário de funcionamento do comércio em Curitiba e a realização de feiras de varejo foram debatidas, esta semana, por vereadores e empresários. A informação é do primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Jair Cézar (PTB), que destacou, na tribuna, reunião na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), quando, acompanhado dos vereadores Zé Maria (PPS), Angelo Batista (PP), Gilso de Freitas (PL), Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), Luis Ernesto (PSDB) e Paulo Salamuni, foi recebido pelo presidente da entidade, Cláudio Slaviero, e demais membros da diretoria.
Jair Cézar elaborou uma proposta de criação de uma comissão mista permanente com a participação de membros da Associação e da Câmara de Curitiba, que foi bem vinda pelos empresários. “Temos que trabalhar em conjunto para oferecer mais benefícios à população”, comentou o parlamentar.
Shoppings
Outro tema abordado foi a gratuidade dos estacionamentos em shoppings, hospitais e centros comerciais. O assunto será discutido em seminário, no Anexo II da Câmara, dia 23, às 14h. “A idéia é garantir a gratuidade em estabelecimentos cuja licença de funcionamento exigia comprovação prévia das vagas proporcionais à dimensão da obra”, diz Jair Cézar, esclarecendo que, para evitar abusos, o estacionamento será gratuito para todos os clientes na primeira hora e, na segunda, se comprovar compra. A partir disso, será cobrado.
O vereador já apresentou projeto para regulamentar a questão. “Não é justo e nem correto o que está acontecendo em alguns estabelecimentos, onde as vagas para estacionamento foram condicionadas à liberação do alvará da Prefeitura e, agora, seja cobrada permanência dos clientes e usuários. Nada impede a cobrança da permanência daquele que deseja somente estacionar na vaga, mas não podemos confundir o freguês que irá fazer compras”, analisa. “Com a proposta quero garantir o direito do consumidor”, conclui.