Debatidas sugestões de obras para Santa Felicidade e Pinheirinho

por Assessoria Comunicação publicado 28/08/2019 13h55, última modificação 09/11/2021 09h29

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (28), quatro sugestões ao Executivo. Mauro Ignácio (PSB) pediu celeridade a um projeto para Santa Felicidade, elencado como prioridade pela população nas audiências públicas do Fala Curitiba, além de propor indicações para a saúde mental. Tico Kuzma (Pros), por sua vez, debateu a implantação de ciclovias na avenida Winston Churchill, no Pinheirinho.

O Fala Curitiba, destacou Ignácio, “é uma inovação da gestão Rafael Greca, para que a população possa eleger prioridades da sua região, seu bairro, e colocar no orçamento seguinte” (203.00161.2019). Foram realizadas, pontuou, 81 reuniões, que contemplaram as 10 administrações regionais da capital, resultando em 35 mil sugestões à Prefeitura de Curitiba. Dessas, 853 eram coletivas, dentre as quais os cidadãos elegeram 50 demandas para 2020.

A adequação geométrica da curva da rua João Azollin, confluência com a rua Nicolau José Gravina, em Santa Felicidade, continuou Ignácio, apareceu como uma dessas prioridades, cuja campanha foi liderada pela presidente da Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Veneza (Amave), Regina Saraceni. “Ela realmente exerceu sua cidadania e convocou os moradores do entorno e que utilizam essa rua”, disse. Segundo o parlamentar, a mobilização contou com faixas, atividades in loco e pelas redes sociais.

A demanda, continuou Ignácio, é antiga, causada por graves e constantes acidentes naquele ponto, devido à falta de visibilidade. No começo do ano, em resposta de pedido de informações oficiais apresentado pelo vereador, a prefeitura respondeu já ter sido elaborado um projeto para a adequação geométrica da curva em 2002, que implicaria em desapropriações e obras de contenção (062.00645.2018).

Só que passada mais de uma década, disse o Executivo, o projeto precisaria ser revisado, devido à “possibilidade de alterações das soleiras e acessos”. O que Ignácio pede, portanto, é que a prefeitura dê celeridade ao processo. “Pode ser alterado este ano e colocado como previsão de obra para o ano que vem. É um sonho, mas não um sonho impossível”, declarou o vereador. Também participaram do debate, em apoio à proposição, os vereadores Cristiano Santos (PV) e Maria Manfron (PP).

O plenário acatou outras duas sugestões de iniciativa de Mauro Ignácio. Numa delas, a proposta é adaptar os 13 Centros de Atenção Psicossocial da cidade de Curitiba para o atendimento de urgências e emergências psicóticas (203.00159.2019). Na outra, o parlamentar indica a realização de estudos para convênio com os governos estadual e federal, visando à criação de prontuário único para pacientes psicóticos e com transtornos mentais (203.00160.2019).

Ciclovias
De Tico Kuzma, o plenário acatou sugestão voltada à implantação de ciclovias, no Pinheirinho (203.00158.2019). O projeto do Ligeirão, explicou o vereador, não prevê a implantação de ciclofaixas na avenida Winston Churchill, entre a rua Pedro Gusso e a Linha Verde, “pois as vias locais são estreitas e não comportariam”.

“Então estamos sugerindo à prefeitura a transformação dessas calçadas, a maioria delas com problemas, que poderia ser feita a revitalização, alargando um pouquinho”, apontou Kuzma. A ciclovia, avaliou, traria mais segurança aos ciclistas, incentivando o uso desse modal por mais pessoas. “Vamos conversar também pessoalmente com o prefeito Rafael Greca. Senão em toda [a avenida], que seja em alguns trechos.”