Debate sobre ensino tem etapa em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2009 19h35, última modificação 24/06/2021 09h01
A etapa municipal da Conferência Nacional da Educação (Conae) foi destacada pela vereadora Professora Josete (PT) no plenário da Câmara de Curitiba, nesta terça-feira (9). A conferência acontece em abril do ano que vem e visa proporcionar avanços na educação pública e privada brasileira, desde a educação infantil até a pós-graduação.
Na tribuna, a vereadora disse que a educação é direito de todos e, por isso, considera fundamental que haja políticas públicas que facilitem o acesso e melhorem a qualidade do ensino. Lamentou, ainda, que a participação popular nas audiências que são realizadas nas escolas da rede pública seja baixa. “É preciso a opinião da sociedade para definir metas a serem atingidas e a participação é um dos grandes desafios. Temos que aprofundar os debates sobre educação”, explicou.
A parlamentar detalhou os temas a serem debatidos na etapa municipal, que será realizada no Colégio Estadual do Paraná, entre os próximos dias 15 e 17. A Conae irá propor as diretrizes para a construção do Sistema Articulado de Educação e para o Plano Nacional de Educação, formulando as estratégias de implementação. Temas como financiamento, qualidade e valorização dos profissionais da educação constituem eixos centrais para o Sistema Nacional de Educação.
Durante a explanação da Professora Josete, o vereador Serginho do Posto (PSDB) informou que esta é a primeira vez que será realizada uma conferência nacional para discutir e implementar a educação no Brasil. Na opinião dele, representa avanços para o País.