Déa divulga encontro nacional de capoeira

por Assessoria Comunicação publicado 15/08/2007 17h10, última modificação 17/06/2021 08h20
Depois de apresentar projeto de lei para garantir a inclusão do ensino da capoeira nas escolas públicas da cidade, facilitando o cumprimento da lei federal 10.639/2003, que prevê a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira, o vereador Mestre Déa (sem partido) divulga a realização de um evento cultural que vai trazer a Curitiba mestres e capoeiristas de renome internacional.
Trata-se do evento de Consagração de Mestre, onde Déa vai receber a corda vermelha, que o consagra oficialmente mestre na Capoeira. A solenidade vai acontecer neste sábado (18), às 17h, no Centro de Convenções de Curitiba. Na oportunidade, o prefeito Beto Richa (PSDB) e a presidente da FAS, Fernanda Richa, serão os padrinhos do parlamentar e, juntamente com mestres de renome como Itapoan, Brasília, Gladson e Mestrinho, farão a entrega da corda de mestre.
Para o vereador, a Consagração de Mestre é um reconhecimento pelos mais de 25 anos de trabalho formando crianças e jovens através da capoeira. “Este evento será um dos momentos mais importantes da minha história, da minha vida”, destaca o capoeirista.
Segundo Mestre Déa, é uma oportunidade para rever amigos e profissionais que mantêm viva a herança histórico-cultural dos negros no País. “Ser consagrado mestre reforça a responsabilidade de perpetuar a cultura e a história da capoeira como arte, esporte e ferramenta para melhorar a condição de vida de crianças e jovens de nossa cidade”, afirma o vereador.
Programação
Mais que uma solenidade para oficializar esta titulação ao capoeirista Luiz Carlos Déa, a Consagração de Mestre será um grande evento cultural, uma grande festa que vai contar com apresentação de samba de roda, puxada de rede e maculelê, expressões culturais que foram incorporadas à capoeira para não se perderem no tempo. “Valorizar a capoeira é cultivar a cultura de nosso povo. Desenvolver esta arte é, acima de tudo, cuidar de uma herança, que nos foi dada à custa de muito sofrimento”, diz Déa.
A programação prevê ainda a apresentação de uma roda infantil, de alunos do Projeto Educando com Arte. De acordo com os organizadores, haverá apresentações de alunos e dos educadores do projeto. Os convidados também poderão assistir à orquestra de berimbaus da Associação de Capoeira Kauande tocar o Hino Nacional.