De olho nas Eleições 2024, CMC lança o projeto Curitiba Decide nesta sexta

por José Lázaro Jr. | Revisão: Brunno Abati* — publicado 08/08/2024 17h50, última modificação 08/08/2024 19h05
Projeto Curitiba Decide terá videocasts, campanhas de voto consciente e transmissão ao vivo da apuração das Eleições 2024.
De olho nas Eleições 2024, CMC lança o projeto Curitiba Decide nesta sexta

Campanha Curitiba Decide irá até o dia 6 de outubro e terá transmissão ao vivo do TRE-PR. (Foto: Maicon Soares/CMC)

Para incentivar o voto consciente nas Eleições 2024, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizará, pela primeira vez na história do Legislativo, uma campanha cross-media completa, focada na valorização dos eleitores dentro do processo democrático. Intitulada “Curitiba Decide”, a estratégia multiplataforma terá videocasts, marketing offline, parcerias em mídia broadcast e mídia embarcada, além de forte presença nas redes sociais. No dia 6 de outubro, a CMC transmitirá ao vivo a apuração, de dentro do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O lançamento oficial da campanha Curitiba Decide é nesta sexta-feira (9), com a estreia dos programas produzidos pela equipe da CMC Podcasts. Serão 15 videocasts, com duas publicações por semana, focados na preparação do eleitor para o dia da votação, indo do mais básico, que é o que faz um vereador na cidade de Curitiba, até temas polêmicos, como a segurança das urnas eletrônicas e o senso comum que “política não se discute". Nos videocasts, jornalistas da CMC entrevistam especialistas e moradores da cidade sobre o que esperar do futuro de Curitiba.

Nos dois meses que antecedem as Eleições 2024, a equipe da Diretoria de Comunicação Social fará ações de marketing da campanha pelo voto consciente pela cidade. O resultado dessas interações irá para as redes sociais da Câmara de Curitiba, dentro de um plano integrado de divulgação, que prevê também conteúdo para a mídia embarcada no transporte coletivo e para parcerias com veículos locais de imprensa. Tudo convergirá para o hot site da campanha Curitiba Decide, em que estarão, por exemplo, os vídeos e a cartilha orientativa sobre as condutas vedadas aos agentes públicos durante o período eleitoral.

“Nosso maior desafio quanto à comunicação institucional da Câmara de Curitiba é chamar a atenção da população para os temas que são discutidos na casa. A eleição é uma oportunidade estratégica para nós, pois as pessoas acabam voltando a atenção para a política e queremos aproveitar esse momento para oferecer conteúdo de educação política acessível”, explica Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação Social da CMC. “O Curitiba Decide é um projeto de comunicação que promete entregar os principais pilares da democracia para que, nas urnas, a população entenda a importância da escolha dos seus representantes no legislativo municipal”, destaca.

Confiram, a partir desta sexta-feira (9), no hot site www.curitiba.pr.leg.br/curitiba-decide.

*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba